Volkswagen lança chassi de ônibus elétrico e novos modelos a diesel

Volkswagen avança em eletromobilidade com centro de inteligência em Resende

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está consolidando sua posição como líder em eletromobilidade no Brasil, com a criação de um centro de inteligência dedicado ao desenvolvimento de soluções de transporte sustentável. Localizado na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, o centro também abriga o núcleo global de pesquisa e desenvolvimento da marca.

Entre os marcos dessa iniciativa, destacam-se o lançamento, em 2021, do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina, o e-Delivery, e a recente apresentação do e-Volksbus, o primeiro ônibus 100% elétrico da Volkswagen. Além disso, a empresa está envolvida em pesquisas avançadas, como o desenvolvimento de baterias à base de Nióbio, todas parte de um esforço iniciado em 2018 com a criação de uma equipe de engenharia focada em veículos elétricos.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO, explica que a arquitetura modular flexível, uma solução patenteada pela empresa, tem sido um fator crucial para o rápido desenvolvimento de novos produtos. “Essa arquitetura não só permitiu o lançamento do e-Volksbus em tempo recorde, como também possibilita a adaptação para diferentes plataformas de caminhões e ônibus, aumentando a eficiência e a comunização de componentes”, afirma Chaves.

Outro diferencial do centro de eletromobilidade é o desenvolvimento local de software, que acelerou a eletrificação dos modelos da marca. Atualmente, mais de 70% das funções de controle dos veículos elétricos são desenvolvidas internamente, permitindo aprimoramentos contínuos e agregando valor aos clientes.

A produção dos modelos elétricos, incluindo o e-Delivery e o e-Volksbus, ocorre em grande parte na mesma linha de montagem dos veículos a diesel. A exceção é a montagem das baterias, realizada em uma área especializada conhecida como e-Shop. Essa abordagem integrada otimiza investimentos e garante que os chassis elétricos sejam produzidos com a mesma qualidade e eficiência dos modelos tradicionais, seguindo rigorosos protocolos de segurança para os sistemas de alta tensão.

Testes de segurança garantem confiabilidade dos veículos elétricos
O centro de eletromobilidade em Resende também trouxe avanços nos processos de testes e validação dos veículos elétricos. Além dos procedimentos aplicados aos modelos a diesel, foram incorporados mais de 50 novos testes específicos para veículos elétricos, incluindo medição de isolamento dos sistemas, testes de compatibilidade eletromagnética (EMC) e testes de submersão. Esses testes seguem padrões internacionais de segurança e visam garantir que os veículos elétricos da Volkswagen operem com a mesma robustez e confiabilidade que os modelos a diesel.

“Nosso compromisso é assegurar que os clientes tenham à disposição veículos elétricos confiáveis, que ofereçam a mesma qualidade dos consagrados modelos a diesel da marca”, conclui Chaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.