Do PORTAL UNIBUS
Foto: Matheus Felipe
Uma pesquisa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) revela que o poder público cobre atualmente 30% do custo total do transporte público no Brasil. O valor total dos subsídios destinados à operação de ônibus coletivos é de aproximadamente 12 bilhões de reais por ano.
Os dados foram apresentados durante o 37º Seminário Nacional NTU, realizado no São Paulo Expo em conjunto com a Lat.Bus 2024.
A pesquisa, que abrange 67 sistemas de transporte público, mostra que os maiores níveis de subsídio são encontrados em cidades como Araucária (PR), com 75%, Votuporanga (SP), com 72%, e Santa Luzia (MG), com 67%. Em contraste, os menores níveis de subsídio são registrados em Caxias do Sul (RS) e Recife, ambos com 3%, e Linhares (ES), com 2%.
“Embora o nível de subsídio tenha aumentado, ele ainda está significativamente abaixo da média global. Na Europa, por exemplo, o governo cobre, em média, 55% do custo das tarifas, o que contribui para passagens mais acessíveis”, comentou a NTU.