Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (TEVX Higer Bus)
Cascavel deu um passo significativo na direção da eletromobilidade, ao inaugurar um eletroterminal e iniciar a operação da maior frota de ônibus elétricos da região. Com essa iniciativa, a cidade do oeste paranaense busca transformar o transporte público e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
“Hoje, Cascavel inicia uma nova era no transporte coletivo com o início da operação dos primeiros ônibus elétricos. Dentro do nosso planejamento, em dez anos, toda a frota será elétrica. São ônibus sustentáveis, sem poluição, com muito conforto e que contam com um moderno sistema de monitoramento”, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos.
A eletrificação de 12% da frota de Cascavel representa um importante avanço ambiental, com a previsão de reduzir mais de 2.000 toneladas de emissões de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de mais de 13 mil árvores.
O recém-inaugurado eletroterminal possui capacidade para carregar simultaneamente 14 ônibus elétricos, e a cidade também contará com outros dois pontos de recarga, que serão instalados nos terminais Sul e Leste.
O projeto de eletromobilidade em Cascavel inclui ainda a criação de uma usina fotovoltaica exclusiva, capaz de gerar energia em quantidade superior à necessária para os ônibus, com o excedente sendo utilizado em outras unidades do Município.
“O projeto foi planejado respeitando as condições viárias e a demanda pelo transporte público em nossa cidade, trazendo o que há de melhor em tecnologia no transporte sustentável e maximizando o conforto dos passageiros. O veículo da Tevx Higer entrega não só eficiência operacional, como também preserva as condições viárias da cidade, sendo um dos mais leves do mercado, com uma tecnologia monobloco e 100% acessível, com piso baixo total”, explicou Simoni Soares, presidente da Transitar.
Os 15 ônibus elétricos, da linha Azure, da Higer Bus, são considerados os mais modernos, eficientes e seguros do mercado, com zero emissão de poluentes. Dos veículos entregues, 13 são do modelo Padron, com 13 metros de comprimento, e dois são articulados, com 18 metros. Todos foram produzidos conforme as especificações operacionais de Cascavel, incluindo três portas do lado esquerdo.
“Nós, da TEVX Higer, temos muito orgulho de participar de iniciativas como esta de Cascavel, contribuindo em projetos pioneiros e inovadores com foco na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Estes são pilares essenciais para cidades inteligentes e sustentáveis, que refletem os valores que queremos promover. O propósito da nossa marca é oferecer soluções inovadoras para um transporte cada vez mais eficiente e sustentável”, destacou Carlos Eduardo Cardoso de Souza, Diretor Executivo da TEVX Higer.
Os ônibus da linha AZURE são construídos em monobloco, o que proporciona maior rigidez estrutural e menor peso em comparação aos veículos com chassi e carroceria. Isso reduz o impacto nos pavimentos urbanos e oferece maior segurança, conforto aos passageiros e melhor consumo energético.
Com uma autonomia de 270 km e carregamento completo em menos de 3 horas, os ônibus contam com um sistema exclusivo de freios regenerativos, que pode aumentar a autonomia em até 30%, reduzindo ainda mais os custos operacionais.
Os passageiros também desfrutarão de maior conforto, com acessórios como tomadas USB, sistema de iluminação de LED em estilo cromoterapia e um ambiente climatizado de forma uniforme, com ar-condicionado ecológico e vidros com tratamento UV.
Para garantir a eficiência na operação, mais de 50 condutores já foram capacitados nos padrões de condução econômica e segura da TEVX Higer, com foco no uso do freio regenerativo e na otimização da bateria.
O serviço pós-venda da TEVX Higer inclui uma equipe regional dedicada, com estrutura física e móvel para pronto atendimento, além de suporte de manutenção preventiva e corretiva, assegurando a disponibilidade de peças localmente.
“Embora ainda seja pouco conhecido no Brasil e em outros países da América Latina, o sistema Próxima Parada já é utilizado pelos principais operadores da Europa há mais de 10 anos, com tecnologia aprovada pelas normas automotivas (ECE-R10 Bus), garantindo um alto padrão de qualidade”, afirmou Demore. Ele ressaltou a importância de tornar a tecnologia mais conhecida para que, em futuros editais ou na renovação de frotas, os ônibus já saiam de fábrica com essa inovação instalada.
Fortalecimento no mercado Latino-Americano
Para consolidar sua liderança na América Latina, a Luminator organizou sua Convenção de Vendas simultaneamente à Lat.Bus. O evento reuniu vendedores e representantes da marca do Brasil e de outros países da região, com o objetivo de aprimorar o conhecimento da equipe sobre os novos produtos. Durante a convenção, gerentes de Engenharia, Produção Industrial e o Coordenador de Assistência Técnica apresentaram novos projetos, destacaram a importância da qualidade no processo produtivo e reforçaram a estrutura de atendimento e reposição rápida de peças para os clientes.