Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
O mercado argentino de veículos comerciais registrou a venda de 5.639 unidades no primeiro semestre de 2024, uma queda de 22,9% em comparação com as 7.318 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado. Segundo dados da Associação dos Concessionários Automotores da República Argentina (ACARA), em junho foram vendidas 966 unidades, uma retração de 23,7% em relação às 1.266 unidades vendidas em junho de 2023.
O presidente da ACARA, Sebastián Beato, destacou que os números do semestre foram fortemente impactados pelos altos juros, que chegaram a superar 100% até abril, sendo posteriormente reduzidos para cerca de 30%. Beato enfatizou que a redução dos juros é essencial para a comercialização de veículos e deve ser mantida, contribuindo para a recuperação do setor e da economia do país.
Beato também mencionou que a entidade e o setor automotivo estão trabalhando em conjunto com as fabricantes para lançar programas de descontos e promoções, com o objetivo de incentivar as vendas. Além disso, várias fábricas de veículos na Argentina e no Brasil tiveram que interromper a produção ao longo do ano devido à falta de peças e problemas logísticos causados por enchentes na região sul do Brasil.
No acumulado de vendas, a Mercedes-Benz liderou o mercado com 2.599 unidades vendidas, praticamente o mesmo volume do ano anterior (2.598). A IVECO ficou em segundo lugar, com 1.681 veículos vendidos, uma queda de 39,8% em relação às 2.792 unidades do mesmo período de 2023. A Volkswagen ocupou a terceira posição, com 471 unidades vendidas, um crescimento de 71,3% em comparação com as 275 unidades do ano anterior, impulsionado pelo início da produção local de caminhões.
Entre os modelos mais vendidos, a Iveco liderou com 430 unidades do caminhão 170E, representando 7,6% de participação no mercado. Em seguida, o Mercedes-Benz ATEGO 1729S teve 394 unidades vendidas (7,0%) e o Mercedes-Benz ATEGO 1721 vendeu 264 unidades (4,7%).