ZF comemora 100 anos no mercado de veículos ferroviários com novos lançamentos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (ZF)

No início do verão de 2024, a ZF celebra seu centenário no mercado de veículos ferroviários. A empresa, conhecida globalmente por suas soluções em tecnologia automotiva, começou sua trajetória ferroviária em 1924, com a adaptação da transmissão TS18.5 Soden, originalmente destinada a automóveis de passageiros. Desde então, a ZF expandiu sua atuação no setor ferroviário por meio de inovações, aquisições e uma forte presença internacional.

Uma exposição no ZF Fórum em Friedrichshafen, Alemanha, que começa em junho de 2024, marcará a data, seguida de destaque na feira InnoTrans, em setembro.

Evolução tecnológica e inovações
Desde o início, o conforto e a eficiência têm sido prioridades na tecnologia ferroviária da ZF. Nos anos 1920, com o advento dos vagões a combustão, o objetivo era manter os motores em operação ideal, minimizando o impacto nas viagens dos passageiros. A transmissão TS18.5 Soden, desenvolvida em 1924, permitia uma mudança de marcha suave, precursor das futuras transmissões automáticas.

A capacidade de inovação através da transferência de tecnologia foi essencial para a ZF. “A tecnologia ferroviária, como um mercado único, não era volumosa o suficiente para o desenvolvimento de inovações tecnológicas no campo da tecnologia de transmissão. A ZF conseguiu capitalizar a transferência de sua inovadora tecnologia de transmissão de outras aplicações – especialmente veículos comerciais”, explica Markus Groß, gerente de linha de produtos para tecnologia ferroviária da ZF.

Ao longo dos anos, a ZF modificou transmissões como a Ecomat para criar o Ecomat Rail (antecessor do atual EcoLife Rail) e adaptou a transmissão manual automatizada AS Tronic para desenvolver o AS Rail, especificamente para unidades múltiplas a diesel. A ZF também fornece componentes de acionamento mecânico para trens eletrificados, incluindo metrôs, bondes, trens de alta velocidade e locomotivas.

Crescimento e expansão global
A importância estratégica da tecnologia ferroviária para a ZF se refletiu em várias aquisições ao longo de sua história. Em 1995, a ZF incorporou a Hurth Bahntechnik GmbH, um fornecedor especializado de transmissões ferroviárias. Posteriormente, adquiriu a Mannesmann Sachs AG em 2001, expandindo seu portfólio com amortecedores ferroviários. Com essas aquisições, a ZF se consolidou como um fornecedor global de sistemas de transmissão, chassis e tecnologia de segurança para veículos ferroviários.

Hoje, os produtos da ZF são fundamentais em veículos ferroviários em todo o mundo. Trens de trânsito rápido em cidades como Istambul, Xangai e Lima utilizam a tecnologia ZF. Amortecedores de guinada da ZF estabilizam trens de alta velocidade na China e na Europa, incluindo os que atravessam o Túnel da Mancha.

Inovações digitais e sustentabilidade
A ZF também tem se destacado na oferta de serviços digitais com o sistema de monitoramento de condições connect@rail. Esta tecnologia permite uma operação e manutenção mais previsível dos veículos ferroviários, evitando falhas e interrupções. Além disso, o connect@rail monitora a infraestrutura ferroviária, facilitando o planejamento de reparos.

A manutenção e a repotenciação (equipar veículos ferroviários existentes com novas unidades de propulsão) são cruciais na tecnologia ferroviária. Os clientes da ZF podem contar com a presença global da Divisão ZF Aftermarket, que oferece peças de reposição, informações técnicas e serviços flexíveis.

Exposição no Fórum ZF
Para comemorar o centenário, a ZF realizará uma exposição no ZF Fórum, destacando as principais contribuições da empresa e de suas subsidiárias Hurth e Sachs ao longo dos últimos 100 anos. “A mobilidade sustentável do futuro requer veículos ferroviários. Com nosso compromisso de 100 anos com a tecnologia ferroviária e como parceiro confiável para fabricantes e operadores de veículos ferroviários, estamos à altura de nossa reivindicação estratégica”, afirma o Prof. Peter Laier, Membro do Conselho de Administração da ZF.

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