Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A produção de ônibus nas encarroçadoras brasileiras registrou uma retração de 2,6% em maio em relação a abril, com 2.022 unidades fabricadas. No entanto, houve um aumento de 24,74% em comparação com maio do ano passado, quando foram produzidos 1.621 veículos. No acumulado de janeiro a maio deste ano, a produção atingiu 8.848 unidades, representando um crescimento de 0,84% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram fabricadas 8.775 unidades, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Os ônibus urbanos foram os mais produzidos nos primeiros cinco meses de 2024, com 3.551 unidades, representando 40,13% do total. Contudo, esse número representa uma queda de 29,63% em comparação aos 5.047 veículos fabricados no mesmo período de 2023.
Os micro-ônibus somaram 2.635 unidades, correspondendo a 29,78% do total, um crescimento de 55,3% em relação aos 1.697 veículos produzidos no ano anterior. Os ônibus rodoviários tiveram 2.600 unidades produzidas, 29,38% do total, um aumento de 31,25% em comparação aos 1.981 veículos fabricados nos primeiros cinco meses de 2023. Os modelos intermunicipais tiveram uma participação de 0,7% na produção total, com 62 unidades, ante 50 veículos fabricados de janeiro a maio de 2023.
Entre as principais encarroçadoras, Marcopolo liderou com 2.811 ônibus produzidos, seguida por Caio com 2.641 unidades, Mascarello com 1.180, Neobus com 1.020, Comil com 564, Irizar com 321 e Carbuss (Busscar) com 311.
A queda na produção de ônibus urbanos, que somou 617 unidades em maio deste ano – 36% abaixo do registrado em maio de 2023 – e a retração de quase 30% no acumulado de janeiro a maio deste ano, são atribuídas à expectativa em relação ao PAC 3 Mobilidade. Ruben Bisi, presidente da Fabus, explicou que as licitações das prefeituras estão em fase inicial, e a produção só deve se intensificar a partir de outubro ou novembro.
Exportação e mercado interno
Dos 8.848 ônibus produzidos nos primeiros cinco meses deste ano, 7.748 foram destinados ao mercado interno, uma redução de 1,24% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram produzidas 7.846 unidades. Para o exterior, foram enviadas 1.100 unidades – 799 rodoviários, 153 micro-ônibus e 147 urbanos – um aumento de 18,5% em relação aos 929 veículos exportados nos primeiros cinco meses de 2023.
A Marcopolo exportou 357 ônibus de janeiro a maio de 2024 (264 rodoviários, 63 micro-ônibus e 30 urbanos), Irizar exportou 314 rodoviários, Comil enviou 168 veículos (167 rodoviários e um urbano), Caio exportou 112 veículos (93 urbanos e 19 micros), Mascarello exportou 108 veículos (72 micro-ônibus, 23 urbanos e 13 rodoviários) e Busscar exportou 41 modelos rodoviários.