Tecnologia detecta mais de 300 mil distrações ao volante em frotas comerciais no 1º trimestre do ano

Tecnologia detecta mais de 300 mil distrações ao volante em frotas comerciais no 1º trimestre do ano

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Hassan OUAJBIR/Pexels

Estudo da Cobli revela cenário preocupante e destaca o papel da tecnologia na redução de acidentes

Um estudo recente da Cobli, empresa especializada em gestão de frotas, revelou um panorama alarmante: mais de 300 mil distrações ao volante foram registradas em frotas comerciais brasileiras durante o primeiro trimestre de 2024. A análise, que abrangeu veículos leves e pesados em todo o território nacional, evidencia a urgência de medidas para combater esse problema que coloca em risco a vida de motoristas e de todos os usuários das vias.

O levantamento da Cobli demonstra a gravidade da distração ao volante no Brasil, onde a falha humana é apontada como principal causa de acidentes. De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes são causados por imprudência dos condutores, incluindo desatenção e desrespeito à legislação.

O estudo revela que o mês de março se destaca como o período com maior incidência de distrações, seguido por janeiro e fevereiro. Apesar de uma redução de 10% entre janeiro e fevereiro, houve um aumento de 11% entre fevereiro e março. A análise também aponta a tarde como o período do dia com mais distrações, respondendo por 42% dos casos, seguida pela noite (29%) e manhã (22%).

A média registrada nos primeiros três meses do ano indica uma distração a cada 224 km percorridos. “Considerando os cerca de 11 milhões de veículos comerciais em circulação no Brasil e a média de 100 km rodados por dia pelos clientes da Cobli, estima-se que mais de 4,9 milhões de distrações ao volante podem ter ocorrido no país durante esse período”, alerta Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli. “Esses comportamentos de risco colocam em perigo não apenas os condutores, mas também todos os demais usuários das vias. Vale lembrar que o valor da vida humana é inestimável, além dos custos elevados que acidentes geram para empresas e órgãos públicos”, completa Mourad.

O estudo da Cobli também identificou os 10 estados com maior incidência de distrações ao volante. O Distrito Federal, a Paraíba e o Espírito Santo lideram o ranking, com uma distração a cada 175 km, 180 km e 190 km rodados, respectivamente. No outro extremo, Pará, Piauí e Bahia figuram como os estados mais seguros, com necessidade de se percorrer 385 km para registrar um caso de distração.

Embora as distrações ao volante representem um grande perigo nas vias, tecnologias como IoT e IA oferecem soluções promissoras para melhorar a segurança no trânsito. A videotelemetria, por exemplo, combina essas tecnologias com ciência de dados para identificar automaticamente comportamentos de risco e alertar motoristas e gestores de frotas. “Já observamos casos de clientes que reduziram 2/3 dos comportamentos de risco com o auxílio de câmeras com IA”, revela Rodrigo Mourad. “Se aplicarmos essa mesma redução aos 11 milhões de veículos comerciais no Brasil, teríamos mais de 3 milhões de ocorrências evitadas – o que poderia significar a prevenção de graves acidentes”, completa o presidente da Cobli.

Gerenciar uma operação logística complexa, com centenas de atividades simultâneas, exige ferramentas eficazes. A tecnologia da Cobli, por exemplo, automatiza o tratamento de dados e personaliza feedbacks e treinamentos, possibilitando a melhoria simultânea da condução de diversos motoristas. “A tecnologia é a chave para otimizar a gestão de frotas, garantindo segurança, eficiência e a preservação de vidas”, finaliza Rodrigo.

Sobre a Cobli

A Cobli é a FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota. Fundada em 2017 por Parker Treacy e Rodrigo Mourad, a empresa conta com um time de mais de 400 pessoas e investimentos liderados pelo Softbank e IFC (membro do Banco Mundial) de R$ 350 milhões. A Cobli está presente em todos os estados do Brasil, em milhares de clientes e atende diversos segmentos – como telecom, transportes, energia, e-commerce e construção civil. Por meio de tecnologias de ponta em IoT, Inteligência Artificial, Big Data e Videotelemetria, suas soluções ajudam a reduzir custos, potencializar a produtividade, cuidar da condução segura do motorista, da conformidade operacional e melhorar a experiência do cliente final. Saiba mais em www.cobli.co.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo