Linhas da Expresso Gardenia no sul de MG continuam sendo operadas por outras empresas

Do PORTAL UNIBUS
Foto: José Eduardo Garcia Pontual (Ônibus Brasil)

A Expresso Gardenia permanece com suas linhas suspensas em caráter emergencial na região Sul de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), desde a notificação da suspensão, não houve mudanças na operação das linhas pela empresa, enquanto outras companhias continuam cumprindo os trajetos.

A empresa atende a 107 municípios na região e transporta cerca de 2 milhões de passageiros por ano. Entre os problemas apontados nos veículos estão a falta de conforto, segurança e o descumprimento dos horários estabelecidos.

Segundo a Seinfra, após a notificação, a concessionária recebeu um prazo regulamentar de 90 a 180 dias para regularizar a situação dos veículos e demonstrar sua capacidade operacional.

Até o momento, a Gardenia não formalizou nenhuma manifestação sobre a regularização da frota. Caso isso não ocorra, a empresa poderá perder a concessão das linhas, de acordo com a Seinfra.

A defesa da Expresso Gardenia informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que não houve alteração nas linhas suspensas, mas que a empresa continua operando algumas linhas de curta distância.

A empresa destacou que está seguindo as determinações e apresentou defesa administrativa referente às infrações aplicadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) e que está elaborando um plano emergencial de ação, que inclui a renovação da frota e outras estratégias operacionais.

A Expresso Gardenia orienta os usuários a buscarem informações sobre as rotas junto aos guichês das empresas Santa Cruz, Gontijo e Viação Cambuí, que temporariamente assumiram a maioria dos trechos sul-mineiros.

Linhas pausadas
No início de maio, a Gardenia informou a suspensão temporária de todas as linhas intermunicipais que atendem o Sul de Minas. A situação se agravou após nova fiscalização nos veículos, resultando em autuações de 37 ônibus.

Conforme a secretaria, se a frota não for regularizada, a Viação Gardenia pode perder a concessão das linhas de transporte intermunicipal. A operação visa garantir a segurança e o conforto dos passageiros, além de investigar reclamações registradas sobre atrasos e má conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.