Mercedes-Benz anuncia a maior jornada de teste da história com o eActros 600

Mercedes-Benz anuncia a maior jornada de teste da história com o eActros 600

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Testes abrangentes em 20 países europeus impulsionam a viabilidade dos caminhões elétricos de longo percurso

A Mercedes-Benz Trucks está prestes a marcar um marco histórico neste verão europeu com a realização da maior jornada de teste já empreendida pela empresa. O foco dessa audaciosa empreitada está no seu mais recente carro-chefe elétrico, o eActros 600. Dois protótipos deste caminhão, prestes a adentrar a produção em série, serão submetidos a uma travessia por mais de 20 países do continente, cobrindo uma distância impressionante de mais de 13.000 quilômetros cada, transportando uma carga total de semirreboque de 40 toneladas.

Essa iniciativa ambiciosa visa proporcionar à Mercedes-Benz Trucks uma valiosa experiência em diversas rotas, topografias e condições climáticas, permitindo uma avaliação precisa do consumo de energia. Os insights obtidos serão compartilhados com potenciais clientes, ao mesmo tempo em que a jornada serve como uma demonstração prática da viabilidade do transporte de longo percurso puramente elétrico entre os países europeus. O objetivo é recarregar exclusivamente em postos públicos, destacando a importância crucial da expansão da infraestrutura de recarga para impulsionar o mercado de caminhões elétricos.

O eActros 600 se destaca pela sua bateria de alta capacidade, com mais de 600 quilowatts-hora, e pelo eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, garantindo uma autonomia impressionante de 500 quilômetros sem a necessidade de recarga intermediária.

Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, enfatiza a importância desses testes, destacando que o veículo já demonstrou suas capacidades em diversas condições ao longo dos últimos anos. Com o lançamento da produção em série se aproximando, a jornada de teste reforça a confiança na performance do eActros 600.

“Nós colocamos em teste vários protótipos do eActros600 nos últimos anos. Seja no Norte da Finlândia ou no Sul da Espanha, o veículo já provou, há tempo, o que consegue fazer. Com o desenvolvimento da série, estamos agora na reta final. O “eActros 600 European Testing Tour 2024” nos permite enviar uma mensagem clara poucos meses antes do lançamento da produção em série. Estamos firmemente convencidos de que os dois protótipos do eActros 600 dominarão muito bem esse feito enorme de demonstração de força envolvendo a mais longa rodada de testes realizada pela Mercedes-Benz Trucks até o momento”, afirmou.

Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, destaca o crescente interesse dos clientes no eActros 600, com mais de 1.000 pedidos registrados desde o início das vendas. “Há muito interesse dos clientes no eActros 600. Desde o início das vendas no final do ano passado, registramos mais de 1.000 pedidos e também já atingimos números na casa de quatro dígitos em cartas de intenção. Isso é mais impressionante devido ao fato de que os veículos de demonstração para clientes só começarão a rodar no segundo semestre do ano. O veículo já convenceu muitos clientes antecipadamente”.

O tour de testes não apenas expandirá a experiência da empresa em consumo de energia e opções de implantação do e-truck, mas também servirá como uma plataforma para informar decisores políticos, setor de energia e o público em geral sobre o potencial dos veículos elétricos de longo percurso.

O tour europeu de testes do eActros 600 está programado para iniciar em junho, partindo de Frankfurt/Main, Alemanha, e percorrendo uma série de países. Além disso, a empresa ressalta sua experiência anterior com o eActros 300/400, que realizou um tour de vendas bem-sucedido pela Europa no ano passado.

Sobre o eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.

Além da carga em “CCS” com até 400 kW, o eActros 600 posteriormente será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. Os clientes poderão encomendar uma pré-instalação para esse tipo de recarga MCS. Assim que a tecnologia MCS fique disponível e padronizada em todos os fabricantes, está previsto que sejam instaláveis nos primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Truck é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo