Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcos Studart (Governo do Ceará)
Na próxima terça-feira, dia 23, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promoverá uma audiência pública para discutir a importância do biometano e do biogás no setor de transporte.
O debate foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que destaca o papel fundamental desses recursos na transição energética e na implementação de políticas de incentivo ao uso de combustíveis com baixas emissões de carbono.
Uma das principais vantagens apontadas pelo deputado é que o biometano e o biogás são fontes renováveis, obtidas a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente resíduos. “Isso significa que subprodutos como o bagaço da vinhaça, a palha da cana-de-açúcar, ou resíduos de arroz podem ser aproveitados para a produção de energia”, ressaltou em entrevista à Agência Câmara de Notícias.
Leal enfatiza que esses recursos fazem parte de uma matriz energética limpa, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a economia circular. “O biogás pode ser convertido em energia elétrica, térmica e até mesmo em combustível para veículos leves e pesados, com impacto ambiental reduzido”, completou.
A audiência está agendada para as 10 horas, no plenário 14 da Câmara dos Deputados.