2300 ônibus novos passaram a circular no Distrito Federal desde 2019

2300 ônibus novos passaram a circular no Distrito Federal desde 2019

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Joel Rodrigues (Agência Brasília)

Uma renovação significativa está em curso na frota de ônibus do Distrito Federal. Desde 2019, 2.303 novos veículos foram introduzidos para substituir os mais antigos, enquanto outros 158 foram adicionados ao sistema, ampliando assim a oferta de transporte aos usuários. A previsão é que até o final deste ano mais 850 novos ônibus entrem em operação, dando continuidade ao processo de substituição.

“Podemos afirmar que temos a frota mais jovem de todo o Brasil, com veículos com uma média de idade de quatro anos. Dos 2.850 ônibus em operação no sistema, 2.303 foram renovados. O restante, que ainda precisa ser substituído, está atualmente passando pelo processo de renovação, como está acontecendo agora com os veículos da São José e da Marechal”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Está prevista a incorporação de 473 novos ônibus da São José e 377 da Marechal. Até o momento, 150 da São José já estão em operação, e os demais serão adicionados gradualmente até dezembro. “Todos os ônibus que serão renovados são mais modernos e contam com tecnologia de eficiência energética e baixa emissão de poluentes. Isso significa mais conforto para o usuário”, acrescenta Gonçalves.

Entre as melhorias, estão veículos com ar-condicionado e adaptados para aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito, além de modelos com capacidade maior de passageiros.

Os novos ônibus atenderão diversas regiões, incluindo o Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN), Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), Estrutural, Vicente Pires e Brazlândia.

Paulo Marcos da Costa, 51 anos, morador de Ceilândia e usuário frequente das linhas da São José, relata sua experiência positiva com os novos ônibus. “Percebi uma mudança sim. Antes, os ônibus quebravam com frequência e eu acabava chegando atrasado no trabalho. Agora, com os ônibus mais novos, isso não acontece mais”, comenta.

Essa renovação da frota é fundamental para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos em circulação e para atender ao aumento da demanda por transporte público devido à expansão de áreas como São Sebastião, Itapoã Parque e Taquari II.

É importante destacar que todo o processo de renovação está previsto em contrato e não impacta no valor das passagens para os usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo