Em Minas Gerais, Extrema licita novo sistema de transporte público

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Hércules Cavalcante (Ônibus Brasil)

A Prefeitura de Extrema, em Minas Gerais, definiu o dia 12 de abril de 2024 para lançar o edital da licitação para a concessão do transporte coletivo urbano. A audiência pública para apresentação da minuta do edital e do futuro contrato, inicialmente marcada para 4 de março, foi reagendada para 18 de março.

O edital prevê o julgamento do certame pelo critério de menor valor da Tarifa de Remuneração dos Serviços, com valor máximo de R$ 11,38 (data base de 1º de dezembro de 2023). A tarifa final a ser paga pelos usuários será definida pelo município e estabelecida em decreto. A diferença entre a remuneração dos serviços e a arrecadação tarifária será coberta por subsídio público.

Prazo da concessão e frota
A concessão terá prazo de 10 anos, prorrogável por mais cinco. A empresa vencedora deverá iniciar a operação em até seis meses após a assinatura do contrato, com uma frota inicial de 25 ônibus novos, sendo 14 midiônibus do Tipo I (9,60m) e 11 do Tipo II (11,20m). A idade máxima dos ônibus durante o contrato será de 10 anos, com idade média máxima de seis anos.

Atualmente, Extrema possui sete linhas em operação (três urbanas e quatro rurais), com cobertura parcial do território. A oferta mensal programada no novo sistema é de 2.670 viagens (considerando o deslocamento entre terminal inicial e final), o que corresponde a 133 viagens em dias úteis, 123 aos sábados e 29 aos domingos.

Rede Radial e Terminal Rodoviário
O sistema de ônibus será estruturado em uma rede radial, com todas as linhas convergindo para a área central da cidade, onde se concentram as atividades econômicas e o maior destino das viagens. Todas as linhas terão ponto final ou de passagem no Terminal Rodoviário, que também conta com área para linhas intermunicipais e interestaduais.

Informações Adicionais
Os estudos de viabilidade do projeto estão disponíveis no site da Prefeitura de Extrema: www.extrema.mg.gov.br/imprensaoficial/transporte-publico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo