MG: Belo Horizonte garante mais 184 novas viagens em 41 linhas de ônibus aos sábados

Da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação (Prefeitura de Belo Horizonte)

A Prefeitura de Belo Horizonte vai acrescentar mais 184 novas viagens aos sábados em 41 linhas do transporte coletivo da capital. As novas partidas começam a valer a partir deste sábado (14), sendo mais uma etapa das ações de melhoria do transporte público implementadas pela PBH.

Desde julho, com a sanção da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar do transporte coletivo convencional, foram acrescidas 849 novas viagens ao sistema de transporte convencional da capital: 497 nos dias úteis e 352 nos finais de semana (sábado, domingo ou feriado). Esse número já inclui as partidas que começam a valer no dia 14.

Também já foram incorporados à frota 220 veículos – dos quais 167 que geraram aumento no número de veículos e 53 que entraram para renovar veículos que tiveram que sair do sistema – trazendo ao município uma frota mais moderna e com menores níveis de poluentes.

Viagens já implementadas
Em julho, a Prefeitura acrescentou 185 viagens nos dias úteis e 155 novas viagens aos sábados. No começo de agosto, foram mais 133 novas viagens, em 19 linhas, também nos dias úteis. Em setembro foram 197 novas viagens por dia útil, sendo 114 no início do mês, mais 57 novas viagens e outras 26 viagens com a criação da nova linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa, Via Parque Cerrado).

Até o final deste ano, a Prefeitura determinará aos consórcios que façam um incremento de 10% nas viagens, saltando das 21.700 viagens por dia útil para 23.870 viagens. Novas melhorias nos quadros de horários de viagens, ajustes nos itinerários e criação de novas linhas também serão implementadas no mesmo período.

Para dar mais transparência ao processo de inclusão de viagens ao sistema, foi disponibilizado, em setembro, um novo conjunto de gráficos no portal da prefeitura, na página Mais Ônibus, com dados sobre a oferta de viagens, quantidade de viagens por faixa horária a cada dia e o acréscimo feito desde a sanção da lei 11.458/23.

Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população sobre necessidades de ajustes no sistema de transporte público, mas também estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte para melhor atender o cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo