Internacional: IVECO BUS inaugura a E-BENCH, nova e exclusiva instalação de testes na Europa

Por Iveco Group
Foto: Divulgação (Iveco Group)

A IVECO BUS, fabricante líder em mobilidade sustentável, inova constantemente para oferecer soluções de transporte limpas e eficientes. Para manter a sua liderança tecnológica, a IVECO BUS optou por equipar o seu centro de P&D em Vénissieux com uma instalação de testes e validação chamada E-BENCH, única na Europa. Extremamente versátil, a E-BENCH permite testar tanto componentes individuais quanto veículos completos em condições reais de condução, simulando todos os tipos de missões e climas.

“É com orgulho que celebramos a conclusão deste projeto único e inovador, que nos permitirá acelerar ainda mais o desenvolvimento e o tempo de mercado de nossos veículos equipados com as mais recentes tecnologias. Isso demonstra aos nossos clientes que eles estão recebendo soluções de mobilidade limpas, sustentáveis e eficientes para seus desafios urgentes de transição energética”, disse Stéphane Espinasse, head de Operações Comerciais e Gestão de Produtos da IVECO BUS.

Totalmente operacional desde julho de 2023, a E-BENCH dispõe de amplas capacidades de teste com dinamômetro de rolos, banco climático, banco para componentes individuais, bancada completa de HIL (Hardware-in-the-loop) para testar todos os componentes juntos e a compatibilidade com veículos de propulsão elétricos e a hidrogênio.

A E-BENCH é composta por células interligadas que permitem testes de veículos e, principalmente, modelos funcionais denominados SKATE. A célula de teste principal pode simular a dinâmica do veículo por meio de duas máquinas de carregamento, enquanto simula condições climáticas extremas e combina funções climáticas (entre -15 °C e +55 °C em todas as estações). Essas restrições geram um fluxo de ar de até 210.000 m3/h.

O novo projeto E-BENCH (instalação e desenvolvimento) representa um investimento total de 6,2 milhões de euros para a IVECO BUS. A fase de desenvolvimento do projeto foi cofinanciada pelo governo francês através do Future Investment Program França 2030, operado pela ADEME, a Agência Francesa para a Transição Ecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo