Por UNIBUS RN
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A Mercedes-Benz do Brasil e a fabricante de carrocerias Caio fecharam uma parceria para a entrega de 82 ônibus para a Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte público de Santiago do Chile. Os veículos vão operar por toda a região metropolitana da capital chilena. Dos 82 ônibus adquiridos, 72 são no modelo Mondego articulado e 10 no padrão, ambos encarroçados pela Caio sobre chassis de piso baixo Mercedes-Benz O-500 UA e O-500 U, com tecnologia Euro 6, que entre suas características, prevê maior redução no nível de emissão de gases poluentes.
Os ônibus estão equipados com sistemas de segurança para os passageiros e motoristas, como sistema antibloqueio ABS, freio eletrônico EBS e sistema antiderrapagem ASR. Além disso, possuem câmbio automático e nova geração de motores Euro 6. Os veículos também apresentam preparação para ar condicionado, assentos para 25 passageiros e um exclusivo para pessoas com deficiência, faróis em LED, lanternas traseiras e de freio em LED, e sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro.
Segundo Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, a parceria para fornecer novos ônibus para o sistema de Santiago do Chile já dura mais de dez anos. “É com muita satisfação que nós estamos participando, mais uma vez, do programa de renovação de frota de Santiago do Chile”, afirma Jens.
A capacidade dos veículos também varia de acordo com o modelo: os ônibus com carroceria Caio na versão Mondego II tipo MA, disponibilizam assentos para 25 passageiros, enquanto os veículos com carroceria Mondego II do tipo MA ART trazem em sua composição os mesmos recursos, mas com capacidade para 40 passageiros. Os novos ônibus vão operar em um dos maiores sistemas BRT da América Latina e do mundo, que atende diariamente cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Santiago do Chile.
“A América Latina tem se mostrado como um grande campo de oportunidades para vendas e negociações de novos ônibus. Temos clientes tradicionais em vários países, o que nos leva a ter uma grande representação em suas frotas, evidenciando a preferência de clientes da América Latina por ônibus Mercedes-Benz”, conclui Jens Burger.