Internacional: Viagem de ônibus passa por 22 países e roda 12 mil km

Por Viagem em Pauta
Foto: Divulgação (Adventures Overland / Bus To London)

Nos anos 70, viajantes aventureiros se deslocavam entre a Europa e a Ásia em viagens de carona ou em ônibus com tarifas convidativas.

Conhecida como ‘Hippie Trail’ (Trilha Hippie’, em português), a rota cruzava destinos improváveis para turistas, como Afeganistão, Paquistão e Irã.

Mas se a geração ‘Paz e amor’ é coisa do passado e o mundo já não é tão colorido como nas décadas passadas, uma versão moderna da clássica viagem acontecerá a partir de agosto para quem estiver disposto a desembolsar US$ 25 mil (R$ 126 mil, aproximadamente).

Ao longo de 56 dias na estrada, os passageiros rodam 112 mil km e passam por 22 países do Leste Europeu, Escandinávia e Europa Ocidental.

Com o fechamento recente do acesso para estrangeiros em países como Myanmar, China e Rússia, o roteiro que seguia em direção à Índia sofreu modificações e hoje começa em Istambul, principal destino turístico na Turquia.

Considerada a viagem de ônibus mais longa do mundo, a rota do Bus to London parte da Turquia e segue por países como Bulgária, Polônia, Eslováquia, Croácia e Eslovênia.

Na região dos Países Bálticos, o visitante passa ainda por destinos como Estônia, Letônia e Lituânia; além da Escandinávia, em nações como a Noruega, com passagem pela cênica Atlantic Ocean Road, e a Finlândia, onde os viajantes conhecem Rovaniemi, cidade oficial do Papai Noel.

Na oitava e última semana da viagem, o roteiro contempla também destinos como Hamburgo (Alemanha), Amsterdã (Holanda) e Bruxelas (Bélgica), última parada antes do destino final, Londres.

Assim como informou para o jornalista Eduardo Vessoni, Tushar Agarwal, um dos criadores dessa viagem de ônibus, a tendência pós pandemia é o aumento da procura por viagens rodoviárias, no lugar dos deslocamentos aéreos ou por trem.

“É uma maneira única de ver o mundo”, define.

Viagem de ônibus
Criada pela agência Adventures Overland, a longa viagem surgiu após a dupla de indianos Sanjay Madan e Tushar Agarwal rodar 90 mil km em 50 países de seis continentes, em 2013, para encontrar compatriotas que deixaram a Índia para ganhar a vida em outros países.

A empreitada renderia não só uma série de 10 episódios em um canal da TV paga como também uma sucessão de recordes no Limca, o livro de recordes da Índia, como o de “maior viagem por diversos países” (90 mil km por 50 países de seis continentes, em 453 dias).

E como Sanjay e Tushar parecem mesmo apegados à estrada, os dois conquistaram outros títulos por viagens como a de mais de 16 mil km na América do Sul, em 75 dias, e a apressada viagem pelo Himalaia, onde dirigiram sem parar por 5.500 km, durante 9 dias 6 horas e 15 minutes, cobrindo a Índia, Butão e Nepal.

Desde que foi lançado, o roteiro já teve edições bem sucedidas em 2017, 2018, 2019 e 2022.

Em 2023, a viagem vai de 7 de agosto a 1º de outubro, mas assim como a empresa informou para o Viagem em Pauta é possível fazer partes do roteiro, cuja reservas estão sujeitas à disponibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo