Do Jornal O Estado de S. Paulo
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
As concessionárias de transporte coletivo de São Paulo já encomendaram 2.152 novos ônibus 100% elétricos. O objetivo é cumprir a lei que determina que a frota da capital tenha ao menos 2.600 ônibus elétricos até 2024. A medida foi anunciada em outubro de 2022. Atualmente, estão em operação no município 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.
Dessa forma, 1.484 novos ônibus elétricos devem começar a operar ainda neste ano. Portanto, os outros 668 só começam a circular em 2024. A informação foi confirmada ao Estradão pela São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o transporte coletivo na capital paulista. Vale lembrar, que a frota atual é de cerca de 14 mil veículos. A maioria tem motor a diesel.
Indústria corre para entregar novos ônibus
Com a alta na demanda por ônibus elétricos na maior capital do País, a indústria corre para atender os pedidos. O Estradão conversou com representantes da Mercedes-Benz, BYD e Eletra. Ou seja, as marcas que vão fornecer os novos modelos às concessionárias do serviço.
A Mercedes-Benz, maior fabricante de ônibus do País, deve responder pela maioria das entregas. Há cerca de um ano e meio, a marca lançou seu primeiro chassis elétrico feito no Brasil. Na época, a empresa informou que pretendia entregar cerca de mil unidades até 2023.
Trata-se do eO500U, com autonomia de 250 km. O ônibus, com carroceria de 13,2 metros e motor 100% elétrico, pode ter até quatro pacotes de bateria. A Eletra, por exemplo, vai utilizar esse chassis em seus ônibus de piso baixo. Segundo a empresa, a carroceria será a Caio eMillenium.
BYD tem ônibus elétrico de até 23 metros
Da mesma forma, a BYD vai oferecer modelos com piso baixo e carroceria de até 13 metros. Bem como versões, também de piso baixo, com 22 m. Por sua vez, a opção com piso alto tem até 23 metros. Porém, essa configuração é para projetos urbanos de BRT.
Volvo também disputará mercado
A Volvo Buses é outra marca que vai disputar o mercado de ônibus elétricos no Brasil. Segundo a marca, os testes com o chassi BZL 100% elétrico no Brasil começam até junho. De acordo com a fabricante, além de São Paulo o modelo será testado em cidades como Rio de Janeiro e Curitiba.
Conforme a Volvo, o BZL chega ao Brasil em versão com piso baixo e autonomia de até 300 km. Para isso, o modelo conta com opções de três a cinco baterias, dependendo da aplicação. Além disso, o ônibus elétrico pode ter um ou dois motores.