Do Portal Amazonas1
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A prefeitura de Manaus publicou no Diário Oficial do Município (DOM), dessa segunda-feira (19), a abertura da licitação para a aquisição de 10 ônibus elétricos, à bateria, e dois articulados, também movidos à bateria, para o transporte público da capital.
Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus formalizaram um convênio, em maio deste ano, para a compra dos veículos. Na época, foi negociado que o repasse seria de R$ 34,9 milhões para a compra dos ônibus, sendo o valor global R$ 35,4 milhões, incluindo contrapartida da prefeitura.
Os coletivos devem ter capacidade mínima para transportar 75 passageiros, e outros dois ônibus articulados devem ter capacidade para 150 pessoas. Os transportes também contarão com sistema de recarga.
O convênio foi firmado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A inclusão do transporte público “limpo” é uma das ações previstas no Protocolo de Intenções firmado entre o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida em outubro de 2021, durante as comemorações do aniversário de Manaus.
O edital estará disponível a partir desta quarta-feira (21). Os interessados em participar podem comparecer à sede Comissão de Licitação, localizado na avenida Constantino Nery, ou por meio do site: sistemas.manaus.am.gov.br.
Ganho ambiental
O projeto para aquisição de ônibus elétricos é baseado nas metas que o Governo do Amazonas assumiu por meio da iniciativa Race to Zero – ou Corrida ao Zero, em português. A iniciativa reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a zerar as emissões líquidas de carbono até 2050.