Por Automotive Business
Foto: Murilo Goes (UOL)
A Eletra investirá até o fim do primeiro trimestre do ano que vem R$ 22 milhões em sua nova fábrica de montagem de ônibus elétricos, instalada em novo endereço em São Bernardo do Campo (SP). Cerca de R$ 10 milhões desse volume de recursos já foram aplicados na compra da nova edificação. Os R$ 12 milhões restantes serão usados para financiar a compra de novos equipamentos de manufatura para a unidade.
Segundo Iêda de Oliveira, diretora executiva da companhia, após a finalização do investimento a empresa pretende chegar a uma produção nominal de 1,8 mil veículos/ano. A capacidade aumentada, mais a contratação de 150 funcionários que será realizada até dezembro, servem de preparação para que a companhia passe também a exportar ônibus elétricos. Hoje a Eletra atende apenas as demandas do mercado doméstico.
“Estamos nos preparando para sermos uma grande montadora nacional de veículos elétricos. Perdemos muito espaço na América do Sul para competidores de outros países e queremos ajudar o país a voltar a ser um polo exportador de ônibus”, contou a executiva à Automotive Business durante o Lat.Bus Transpúblico, feira de transporte realizada no São Paulo Expo, em São Paulo.
Nova fábrica e muitos lançamentos da Eletra: Para atender a esse mercado a empresa lançará até o fim do ano cinco modelos de ônibus urbanos elétricos: um de 12 metros com capacidades para transportar 70 passageiros; outro de 15 metros, para 101 passageiros; um de 12,8 metros para 80 passageiros; um de 21 metros para 150 passageiros e, por fim, um de 10 metros para atender 54 passageiros. Todos equipados com carroceria Caio e chassis que variam entre modelos Scania e Mercedes-Benz.
A companhia inciou sua operação no país em uma fabrica menor, também em São Bernardo do Campo, no bairro Montanhão. Segundo a diretora executiva, a nova fábrica passará a produzir provavelmente a partir de setembro, prazo um pouco além daquele estipulado anteriormente, que indicava agosto como o mês de início de produção na nova fábrica.
O ritmo de produção será gradual até a meta de 150 unidades/dia. A executiva informou que em primeiro momento a produção será de 5 veículos por dia, saltando depois para sete unidades, e aumentando depois em função das entregas de chassis das montadoras.
O processo produtivo da Eletra funciona de acordo com o seguinte fluxo: uma vez realizado o pedido por parte do operador de transporte, a empresa então solicita o chassi à montadora e a carroçaria para outros fabricantes. Uma vez casados (quando são integrados os chassis às carroçarias), os ônibus partem em caminhões cegonha para a fábrica do ABC Paulista, onde então é realizada a instalação do powertrain elétrico (hoje fornecido pela brasileira WEG) e dos pacotes de baterias.