Da Prefeitura de Fortaleza
Foto: Thiago Gaspar (Prefeitura de Fortaleza)
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, entregou à população nesta quarta-feira (23/02) mais um Terminal Aberto, localizado na avenida João de Araújo Lima, no bairro José Walter, próximo à avenida Presidente Costa e Silva. O novo equipamento do sistema de Transporte Público atenderá, aproximadamente, 21 mil passageiros/dia, com a circulação de nove linhas de ônibus, inicialmente.
A exemplo do Terminal Aberto da Washington Soares, inaugurado em outubro de 2021, o acesso às linhas que irão operar nas plataformas é realizado com o uso do Bilhete Único ou carteira estudantil com créditos, além de outros cartões de transporte.
“É uma alternativa que vai propiciar mais rapidez, comodidade e conforto para a população, e é também nosso compromisso de campanha. Nos comprometemos a inaugurar quatro terminais e já inauguramos dois, aqui e na Washington Soares. São terminais abertos, com duas plataformas, atende um contingente expressivo de pessoas e é integrado ao Bilhete Único, que é uma das grandes conquistas da cidade de Fortaleza”, destacou o prefeito.
As nove linhas operando no terminal serão distribuídas nas duas plataformas para o embarque e desembarque organizados, além de uma plataforma extra para administração e serviços.
No primeiro momento, as outras linhas da avenida não acessam o novo terminal, realizando o embarque e desembarque em pontos externos nas avenidas Presidente Costa e Silva e João de Araújo Lima. O terminal atenderá aos passageiros dos bairros Parque Dois Irmãos, Planalto Ayrton Senna, Conjunto Palmeiras e Mondubim, por exemplo.
“A gestão está priorizando e reforçando as melhorias no transporte, trazendo mais conforto e comodidade aos passageiros. Inicialmente, operam nove linhas, porém, com o funcionamento do terminal avaliaremos a possibilidade e necessidade de que outras linhas passem a trafegar pelo novo equipamento”, informou o presidente da Etufor, Davi Bezerra.
Estrutura: O novo espaço conta com 700m² de área, com pontos de wi-fi gratuito, painéis de previsão de chegada dos ônibus, monitoramento 24h através de câmeras integradas ao Centro Operacional Integrado da Etufor e à Ciops, além de serviço de segurança privada. O projeto favorece a integração com o modal cicloviário, por meio da implantação de uma ciclofaixa interligada à ciclovia da avenida Bernardo Manuel, que conta com semáforo com tempo para pedestres e ciclistas.
Serão instalados pontos de autoatendimento do Bilhete Único e quiosques de alimentação, comércios e serviços, e banheiros. Este terminal conta com coberta viável para adaptação de futuras instalações de painéis solares para suprir o mesmo com energia solar.