Hamburgo, a capital da eletromobilidade

Da Revista Autobus
Foto: Reprodução (Mercedes-Benz / Via Revista Autobus)

Com a encomenda de 71 ônibus urbanos com tração elétrica, modelo eCitaro da Mercedes-Benz, a cidade alemã de Hamburgo torna-se referência em modelo de transporte coletivo livre de emissões poluentes locais. As operadoras Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHH) e Hamburger Hochbahn AG adquiriram 37 e 34 veículos, respectivamente, para serem utilizados no sistema de transporte público da municipalidade. Ambos os pedidos incluem ônibus convencionais e articulados, após o acompanhamento por meio de extensos testes práticos com vários veículos em operações diárias na cidade.

De acordo com a montadora, uma característica marcante dos dois veículos eCitaro G entregues recentemente é que estão usando as inovadoras baterias de estado sólido. Ambos possuem sete baterias, cada uma com uma capacidade de energia de 441 kWh. As baterias são carregadas pelo sistema plug-in instalado nas garagens. Com a tecnologia da bateria de estado sólido, a Mercedes-Benz e as duas transportadoras estão assumindo a liderança do conceito, não só no segmento de ônibus, mas também mundialmente na engenharia automotiva. As baterias de estado sólido são caracterizadas, entre outras coisas, por uma densidade de energia muito alta e uma longa vida útil. Além disso, esse é um modelo que não requer o uso de cobalto na sua produção.

A Hamburger Hochbahn AG opera ônibus e bondes em Hamburgo, com uma frota de 1.000 ônibus para servir 113 linhas e aproximadamente 1.400 paradas. São transportados cerca de 214 milhões de passageiros por ano. Já a Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH opera 155 linhas na região metropolitana de Hamburgo. A frota é composta por quase 700 ônibus, transportando mais de 100 milhões de passageiros anualmente. Desde 2020, ambas transportadoras adquiriram apenas ônibus com tecnologia livre de emissões para uso na área urbana de Hamburgo.

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