Podcast UNIBUS RN #11: Um panorama da situação do transporte por ônibus após um ano do COVID-19 entre nós

Por UNIBUS RN
Foto: José Augusto/Ilustração

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretava oficialmente o estado de pandemia de um novo tipo de Coronavírus em circulação em todo o mundo. Alguns dias depois, o presidente da república, Jair Bolsonaro, decretava no Brasil o Estado de Calamidade Pública, decorrente da pandemia. Nem o mais pessimista imaginaria naquele dia que, um ano depois, mais de 12 milhões de brasileiros seriam infectados por um inimigo invisível, mas que se mostrou muito perigoso – essa faceta ficou clara ao sabermos, no último dia 24, que 300 mil pessoas não resistiram a esse inimigo tão fatal.

Estamos falando do COVID-19, um vírus que vem se mostrando completamente imprevisível, na área da saúde, e que vem trazendo inúmeros estragos nas outras áreas da sociedade. Sobretudo a econômica, onde está incluído o transporte público de passageiros.

Esse inimigo invisível e perigoso foi o responsável por restringir a circulação das pessoas e paralisar o funcionamento de diversas atividades comerciais, o que fez com que houvesse a deterioração da economia, causando a quebra de inúmeras empresas, aumentando o desemprego e a pobreza em várias localidades.

Por tabela, o transporte público, que é uma atividade essencial, também foi afetado, com a redução drástica de passageiros, a redução de frotas de ônibus em circulação, a demissão de trabalhadores rodoviários e a eminência de um colapso nessa atividade, que é vital para o desenvolvimento de uma cidade, de um Estado… Até mesmo de um país inteiro.

Mas, afinal de contas, há alguma luz no fim do túnel? Existe alguma perspectiva de que, apesar do momento difícil que todos estão vivendo, seja evitada a falência do sistema de transporte por ônibus? E o que pode ser classificado como legado da pandemia no transporte público?

Essas e outras questões são debatidas no episódio #11 do Podcast UNIBUS RN. Andreivny Ferreira recebe dois convidados: o jornalista e busólogo pernambucano Rafael Fernandes (que já atuou no Grande Recife Consórcio de Transportes) e o busólogo cearense Rafael Fontenele, que também é Auxiliar de Planejamento e Operações na Empresa Vitória, operadora de linhas de ônibus em municípios da região metropolitana de Fortaleza.

Ficha técnica:
Apresentação: Andreivny Ferreira
Comentários: Rafael Fernandes e Rafael Fontenele
Produção e edição: Thiago Martins
Sonoplastia: Andreivny Ferreira
Direção Geral: Thiago Martins
Agradecimentos: Marcílio Dantas (Studio Marcílio Dantas / NPC)

Você também pode ouvir os episódios anteriores no canal do Podcast UNIBUS RN em sua plataforma de áudio preferida. Inscreva-se ou siga agora mesmo: Anchor, Amazon Music, Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Deezer, Google Podcasts, Spotify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo