Empresas de ônibus de Fortaleza renovam frota com ônibus zero km

Por UNIBUS RN
Fotos: Ramon Barbosa (Gentilmente cedidas ao UNIBUS RN)

Apesar de a pandemia do COVID-19 ter desfigurado, em grandes proporções, o sistema de transporte público urbano por todo o país, ainda há empresas que buscam renovar suas frotas com ônibus zero km, trazendo conforto, praticidade e segurança para seus passageiros. Um exemplo desse compromisso está no Ceará, onde duas empresas de ônibus da capital, Fortaleza, acabam de renovar suas frotas com veículos novos, cuja operação foi iniciada nos últimos dias.

As aquisições foram das empresas Viação Fortaleza e Via Urbana. Integrantes do Grupo Guanabara, um dos maiores do país no segmento de transporte de passageiros, as empresas são duas das maiores e das mais tradicionais operadoras de linhas de ônibus da capital cearense.

Cada empresa adquiriu um lote com três ônibus 0 km. Os 6 ônibus adquiridos já iniciaram suas operações nas ruas de Fortaleza.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada compra:

Via Urbana: As três unidades adquiridas foram montadas no modelo Torino, da fabricante gaúcha Marcopolo, tendo o chassi OF-1519, da Mercedes-Benz.

São ônibus com 3 portas, sendo uma delas com elevador para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. Todos os ônibus possuem itinerários frontal e lateral eletrônicos FRT na cor âmbar, além de ar condicionado.

Outro diferencial da aquisição é o fato de os veículos possuírem entradas USB, permitindo o carregamento de aparelhos eletrônicos, como celulares. Essa configuração coloca esses ônibus como os primeiros, de Fortaleza, a terem esse equipamento disponível para os usuários.

Viação Fortaleza: Assim como os veículos adquiridos pela Via Urbana, a Viação Fortaleza também comprou 3 unidades, todas igualmente montadas no modelo Torino S, da Marcopolo, com o chassi OF-1519, da Mercedes-Benz.

A diferença desse lote para os veículos da Via Urbana é a configuração dos ônibus. Os três possuem itinerários frontal e lateral eletrônicos da FRT na cor âmbar e ar condicionado. Porém, dois deles possuem o tamanho padrão do chassi (pouco mais de 11 metros de comprimento), com 3 portas para embarque e desembarque dos passageiros, enquanto um dos ônibus possui duas portas, com a porta de desembarque na parte central do veículo. Esse veículo tem a configuração “micrão”, tendo comprimento menor do que os outros dois adquiridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo