Por UNIBUS RN
Foto: Heloisa Ballarini/Fotos Públicas/Ilustração
Na cidade de São Paulo, o uso de carros deverá cair 28% nos próximos dez anos. Já o uso do transporte público, da caminhada e de bicicletas devem crescer, de acordo com um estudo da consultoria global Kantar sobre mobilidade urbana. O crescimento dos modais será de 10% para o transporte público, de 25% para caminhada e de 47% para as “bikes”.
De acordo com o levantamento, a população de São Paulo encara de forma “crítica e pessimista” o futuro da mobilidade na cidade. Para a Kantar, a percepção ocorre por conta da desaceleração nos investimentos em infraestrutura em São Paulo, que é decorrente da recente crise econômica que afeta não só a cidade, mas o país inteiro.
O estudo indica que “São Paulo pontua pobremente no índice de cidades prontas para a tecnologia” no segmento da mobilidade urbana. A pesquisa apontou que 40% das pessoas em todo o mundo estão abertas a adotar novas soluções inovadoras, porém, nem todas as cidades estão aptas para a transformação da mobilidade, informa o a Kantar.
PLANETA TERÁ VIAGENS ECOLÓGICAS
A pesquisa também demonstro que a estimativa é que a proporção de viagens em carros caia de 51% para 46% em todo o mundo, e o ciclismo deve crescer exponencialmente, prevendo aumento de 18% até 2030, a caminhada deverá crescer 15% e o transporte público 6%. Além disso, as viagens através de táxi e compartilhamento ou carona, ou ainda outros modais – como balsas – serão responsáveis por 5%.
Caso as estimativas se confirmem, a mudança vai resultar em um maior número de viagens feitas por meios de transportes considerados mais ecológicos, que passariam a corresponder por 49% das viagens, contra 46% dos automóveis, motocicletas e caminhões.