Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Busscar)
A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biocombustíveis, anunciaram resultados expressivos nos testes comparativos realizados durante a “Rota Sustentável COP30”, que percorreu mais de 4 mil quilômetros entre Passo Fundo (RS) e Belém (PA). A ação teve como objetivo avaliar o desempenho e os níveis de emissões de gases de efeito estufa em motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6, da Mercedes-Benz, abastecidos com o biocombustível Be8 BeVant®, em comparação ao diesel comercial B15.
Os cálculos preliminares, conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, apontaram uma redução de aproximadamente 99% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação “tanque à roda” — que considera apenas o uso do combustível nos veículos. No ciclo completo “poço à roda”, que inclui a produção do combustível, a redução foi de cerca de 65% nas emissões de CO2 equivalente (CO2e).
Segundo Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, o resultado reforça o potencial do biocombustível como alternativa imediata para a descarbonização do transporte. “O veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e ao longo de 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6). O impacto ambiental é significativo, e o desempenho operacional foi semelhante ao do diesel comercial”, afirmou.
A avaliação utilizou dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus O 500 RSDD 8×2, que percorreram estradas de diferentes regiões do país. O biocombustível utilizado é produzido a partir de fontes renováveis, como óleo de soja, o que garante neutralidade nas emissões de carbono, já que o CO2 liberado na queima é compensado pelo absorvido na etapa agrícola.
Para Camilo Adas, diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8, os resultados comprovam a viabilidade imediata do BeVant® no transporte rodoviário. “O desempenho foi equivalente em consumo e potência, com emissões muito menores. É uma solução acessível e disponível para transportadoras de cargas e passageiros que buscam reduzir sua pegada de carbono”, afirmou.
Os ensaios foram acompanhados por medições técnicas auditáveis, baseadas em protocolos reconhecidos internacionalmente, como GHG Protocol e ISO 14064, e com dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification).
Durante a COP30, realizada em Belém, o caminhão Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com BeVant® está exposto no estande da Be8, na área Green Zone, dedicada às iniciativas de sustentabilidade.
A parceria entre Mercedes-Benz e Be8 faz parte do compromisso global da Daimler Truck com a neutralidade de carbono. “Sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos. Estamos testando o biocombustível 100% para garantir segurança, eficiência e regulamentação adequada antes de sua adoção comercial. A Rota Sustentável COP30 reforça nosso empenho em transformar o transporte de cargas e passageiros”, concluiu Luiz Carlos Moraes.
Atualmente, os veículos Mercedes-Benz no Brasil estão autorizados a operar com até B20 (mistura de 20% de biodiesel no diesel fóssil). A fabricante segue conduzindo testes com o B100, em condições experimentais acompanhadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), com suporte técnico integral aos clientes participantes.





