Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil / Via CNN Brasil)
Fabricado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o novo ônibus Mercedes-Benz O 500, apresentado como “el más potente”, chegou ao mercado chileno. As primeiras 100 unidades do chassi já foram encomendadas por clientes do país andino, consolidando a presença da montadora brasileira na América do Sul.
Os novos chassis da família O 500 se destacam pela motorização mais potente e maior capacidade de carga. O modelo chega ao mercado com duas versões: o O 500 RS 2045 4×2, com motor de 450 cavalos e uma tonelada adicional de capacidade nos eixos; e o O 500 RSD 2548 6×2, com motor de 480 cavalos e o mesmo ganho de carga.
A convite da empresa, a reportagem da CNN Brasil acompanhou uma viagem de demonstração do novo veículo em regiões próximas a Santiago, no Chile. Durante os testes, a potência elevada se mostrou decisiva em subidas íngremes e em terrenos acidentados, como trechos com barro e pedregulhos — condições comuns nas rotas andinas.
O chassi do novo O 500 foi projetado para operar em ambientes de temperaturas extremas e altitudes que ultrapassam os 5 mil metros, típicas da Cordilheira dos Andes. Nos ensaios realizados pela fabricante, o veículo manteve desempenho constante em subidas de três a quatro horas de duração.
Para garantir durabilidade nas condições severas da região, a Mercedes-Benz desenvolveu um tratamento anticorrosivo específico para os chassis, prevenindo danos causados por pedras de sal usadas nas rodovias durante o inverno. Os modelos também recebem pneus reforçados e um pacote de segurança ampliado, que permite operação tanto em áreas de mineração quanto em ambientes urbanos.
Segundo Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina, a nova configuração foi desenvolvida para atender às exigências de um mercado em transformação. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos”, explicou.
Entre os avanços técnicos, o novo O 500 apresenta motor de 12,9 litros, novo turbocompressor com pressão de 2,4 bar, injeção de diesel de 2.200 bar e economia de combustível de até 10% nos testes realizados na Cordilheira dos Andes. O modelo ainda conta com tecnologias como LDWS (sistema de aviso de faixa), ACC (piloto automático adaptativo) e TPMS (monitoramento da pressão e temperatura dos pneus).
Desde o lançamento, em julho de 2023, já foram exportadas 1.901 unidades do chassi O 500, sendo cerca de 860 apenas em 2025. A exportação é realizada em parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.





