Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Scania)
Enquanto a eletrificação ainda avança de forma gradual no mercado brasileiro, outras alternativas de energia vêm ganhando espaço. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de caminhões e ônibus movidos a gás registrou aumento de 99% nos nove primeiros meses de 2025. Foram 579 unidades emplacadas, contra 291 no mesmo período do ano anterior.
Apesar de representar apenas 0,6% do total de veículos comerciais vendidos — em um universo de 100.319 unidades a diesel —, o desempenho do segmento movido a gás mostra um crescimento mais expressivo do que o dos veículos elétricos. No mesmo intervalo, foram comercializadas 858 unidades elétricas, o que representa 0,8% do total, com alta de apenas 1,5% em relação a 2024, quando haviam sido vendidas 845 unidades.
A maior parte das vendas de veículos a gás corresponde a caminhões, com destaque para as marcas Scania e IVECO, adquiridos por empresas como PepsiCo, Reiter Log e Transportadora Jomed. A Mercedes-Benz também anunciou que trabalha no desenvolvimento de modelos movidos a gás, ampliando a oferta no segmento.
O avanço da tecnologia também depende da expansão da infraestrutura de abastecimento. Os chamados corredores azuis — rede de postos de gás natural e biometano — vêm crescendo pelo interior do país, além da já consolidada cobertura ao longo do litoral. Cidades estratégicas para o transporte rodoviário, como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), já contam com postos preparados para o atendimento de veículos pesados movidos a gás.
Outro destaque é a conversão de motores a diesel para operação com gás. A MWM, subsidiária da Tupy, em parceria com a PepsiCo, desenvolveu um projeto que converte caminhões para funcionarem com gás natural ou biometano. O modelo pode reduzir em até 95% as emissões de gases de efeito estufa quando abastecido com biometano, em comparação ao diesel, além de ampliar a vida útil dos veículos. A estimativa é que cada unidade convertida deixe de emitir cerca de oito toneladas de CO₂ por ano.
A PepsiCo vem ampliando suas ações de descarbonização no transporte. A empresa possui uma estação própria de biometano na fábrica de Itu (SP), responsável por abastecer cerca de 70% de sua frota, e recentemente adquiriu 18 caminhões movidos a GNV e biometano da Scania, sendo dez unidades do modelo G 340 4×2 e oito R 410 6×2, com entregas previstas para os próximos meses.





