Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Iveco Group)
A IVECO BUS anunciou um novo avanço em sua estratégia de crescimento na América Latina com a venda de 77 ônibus à Transporte San José, empresa vencedora da licitação do transporte urbano de Paraná, capital da província de Entre Ríos, na Argentina. O acordo, formalizado junto ao concessionário Overbus e à encarroçadora Italbus, marca o início de uma parceria estratégica com a operadora e inclui 17 unidades do chassi BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano.
O modelo representa uma solução de baixo impacto ambiental para cidades latino-americanas que buscam atingir metas de descarbonização no transporte público. As demais unidades do pedido incluem 50 chassis BUS 17-280 e 10 BUS 10-190, ambos a diesel, ampliando a modernização da frota e reforçando o compromisso da IVECO BUS com soluções que unam eficiência, acessibilidade e sustentabilidade.
Mobilidade sustentável e uso de gás natural
Produzido na planta da IVECO em Córdoba, o BUS 17-210 G é o primeiro chassi a gás natural desenvolvido na Argentina e vem equipado com motor FPT N60 CNG, de Ciclo Otto, especialmente projetado para este tipo de combustível. O uso de gás natural e biometano possibilita redução de até 95% na emissão de material particulado e diminui os níveis de ruído, promovendo ambientes urbanos mais limpos e silenciosos.
Com autonomia de até 350 quilômetros e capacidade para até nove cilindros, o modelo garante desempenho equivalente ao diesel, com menor custo operacional e impacto ambiental. “O BUS 17-210 G simboliza o futuro da mobilidade sustentável na América Latina, indo ao encontro da oferta local de gás natural, com custos operacionais similares ao diesel”, destacou Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.
Ele acrescentou que a ampla disponibilidade de combustível e a expansão da infraestrutura de abastecimento na região “posicionam o ônibus movido a gás natural e biometano como uma alternativa viável para as metas de descarbonização no transporte urbano”.
Renovação da frota e melhorias no serviço
Com a chegada das novas unidades, Paraná se tornará a primeira cidade da província de Entre Ríos a operar ônibus movidos a gás, iniciando um processo de renovação de frota alinhado às metas ambientais e de eficiência energética do país.
Os novos veículos contam com acessibilidade universal, sistemas modernos de conforto e estrutura preparada para receber ar-condicionado, proporcionando viagens mais confortáveis aos passageiros.
“A diversidade de soluções que apresentamos — a diesel, gás e biometano — nos permite atender de forma competitiva as realidades de diferentes cidades”, afirmou Miguel Niro, presidente da Overbus. “Essa entrega reflete uma parceria sólida com a IVECO BUS e nosso compromisso conjunto com o desenvolvimento de um transporte público mais eficiente e sustentável.”
Os veículos devem entrar em operação na cidade de Paraná a partir de dezembro deste ano.