Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Daimler Buses anunciou uma série de lançamentos e inovações durante a Busworld Europa 2025, que acontece entre os dias 4 e 9 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. Entre os destaques estão a estreia mundial do Mercedes-Benz eIntouro, primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico da marca, a nova geração de baterias NMC4 para o eCitaro, além de soluções digitais e de pós-venda da Omniplus.
Ao todo, oito veículos das marcas Mercedes-Benz e Setra estarão em exposição no estande da Daimler Buses no Pavilhão 5. Outros três modelos Mercedes-Benz estarão na área externa, sendo dois deles disponíveis para test-drive.
eIntouro: estreia mundial
O Mercedes-Benz eIntouro é o primeiro ônibus intermunicipal elétrico da marca. Baseado no modelo Intouro a diesel, o veículo será equipado com baterias LFP e motor central. Ele poderá ser utilizado em rotas interurbanas, transporte escolar, excursões e serviços de curta distância. Estará disponível em duas versões de comprimento: 12,18 metros e 13,09 metros (eIntouro M).
O modelo também traz como novidade as atualizações de software via OTA (over the air), que permitem a instalação remota sem necessidade de visita à oficina, recurso inédito em ônibus europeus.
Nova geração de baterias NMC4
A Daimler Buses apresentou ainda a quarta geração de baterias NMC4, que será utilizada nos modelos eCitaro, eCitaro G, eCitaro K e eCitaro Fuel Cell a partir de 2026. As novas baterias oferecem maior densidade energética e vida útil prolongada, suportando carregamento suave com potência máxima de 150 kW e recargas rápidas de até 300 kW.
Setra apresenta linha premium
A marca Setra levará à feira uma amostra representativa de sua linha atual de intermunicipais e rodoviários. Entre os modelos em exposição estão o S 515 LE, da linha MultiClass; o S 515 HD, da ComfortClass; o S 516 HDH, da TopClass; e o S 531 DT Double Deck, ônibus de dois andares com alta capacidade de passageiros.
Pós-venda e serviços digitais
A Daimler Buses lançou novos serviços voltados à ampliação da vida útil dos ônibus elétricos. Entre as iniciativas estão o recondicionamento das baterias de alta voltagem e, a partir de 2026, a substituição por unidades da nova geração.
A companhia também passa a disponibilizar seus serviços de infraestrutura de recarga sob a marca Omniplus Charge, com consultoria especializada em planejamento e implantação de sistemas de eletromobilidade e hidrogênio.
No campo digital, a Omniplus ampliará sua oferta de soluções com serviços como o monitoramento de baterias, atualizações de software via OTA e ferramentas de geofencing para controle automático de velocidade em zonas delimitadas.