RDUR4247

BYD lança plataforma de alta tensão para ônibus elétricos e apresenta o novo C11

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A BYD apresentou, na China, sua nova plataforma de alta tensão para ônibus elétricos, conhecida como e-Bus 3.0, durante o lançamento do modelo C11. A iniciativa representa um avanço significativo na eletrificação do transporte rodoviário de passageiros, oferecendo maior eficiência, segurança e autonomia.

De acordo com informações do site ChinaBuses.org, a plataforma introduz a primeira arquitetura de alta tensão de 1.000 V produzida em massa para ônibus, com sistemas de acionamento, carregamento, distribuição de energia e ar-condicionado adaptados a essa voltagem. Equipamentos avançados, como chips de carboneto de silício de 1.500 V e o primeiro eixo de tração elétrico de 1.000 V do setor, possibilitam redução de até 18% no consumo de energia e aumento da autonomia em condições adversas de temperatura.

O projeto incorpora a tecnologia CTC (integração de chassis e bateria), utilizando baterias de lâmina finas específicas para ônibus, com dez camadas de proteção, capazes de suportar impactos de até 50 toneladas e compressão quatro vezes superior ao padrão nacional. Essa integração melhora a segurança e otimiza o espaço interno do veículo.

A nova arquitetura eletrônica e elétrica permite controle inteligente do chassi, tração e carroceria, incluindo sistemas inéditos como o Bus Cloud Ride A, o controle de torque inteligente Bus iTAC, o sistema de estabilidade TBC em caso de ruptura em alta velocidade e a assistência ao motorista com deficiência 2.0.

O C11, modelo de 11 metros baseado na plataforma e-Bus 3.0, oferece autonomia superior a 400 km mesmo em condições de carga total e ar-condicionado ligado. Equipado com o Bus Cloud Ride A, materiais ecológicos, ventilação eficiente, controle de temperatura humanizado e redução de ruído NVH, o veículo promete conforto e desempenho em diversos ambientes, incluindo altas temperaturas, frio intenso, altitudes elevadas, áreas montanhosas, cidades e regiões rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.