Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Marcopolo foi certificada, pelo segundo ano consecutivo, como um excelente lugar para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW), reconhecimento internacional que destaca a excelência no ambiente de trabalho. A conquista reforça sua posição de destaque no Brasil e marca um avanço global, com certificações inéditas em suas operações na Argentina, China e Colômbia.
Para obter a certificação, a empresa precisa alcançar nota superior a 70 nas áreas avaliadas pelo GPTW — inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, compartilhar e celebrar — além de garantir a participação mínima de 70% dos colaboradores na pesquisa.
Em 2025, a companhia contou com 8.752 colaboradores respondendo ao levantamento no Brasil, com 14.528 comentários, um avanço expressivo em relação ao ano anterior. Somando todas as unidades globalmente, foram mais de 11 mil respondentes. Entre os destaques da pesquisa estão o orgulho pelo trabalho realizado, a percepção de impacto positivo na sociedade, a celebração de eventos especiais e o reconhecimento dos colaboradores em relação ao programa de remuneração variável e à Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Segundo Caio Doi, diretor de Gestão de Pessoas, a conquista reflete a evolução das práticas internas. “A certificação obtida no ano passado nos permitiu reconhecer nossos pontos fortes e identificar áreas de melhoria. A partir daí, estruturamos planos de ação que priorizam o bem-estar dos nossos colaboradores e fortalecem ainda mais nossa cultura organizacional”, afirma.
De acordo com o executivo, o objetivo da Marcopolo é estar entre as 10 melhores indústrias para se trabalhar no Brasil até 2030. Para isso, a companhia tem acelerado o desenvolvimento de líderes e fortalecido sua cultura com iniciativas como o programa Conexão Marcopolo, que permitiu a todos os colaboradores conhecer e aprofundar-se no passado, presente e futuro da empresa, além de seus componentes culturais.
A empresa também mantém destaque em ações de responsabilidade social, com foco em lazer, esporte e educação, por meio da Fundação Marcopolo. Um dos principais projetos é a Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM), que já formou cerca de 2 mil jovens em 35 anos de atuação, oferecendo capacitação técnica e desenvolvimento de competências socioemocionais para inclusão e fortalecimento da comunidade.
Com mais de 15 mil colaboradores em 11 fábricas distribuídas pelo Brasil e no exterior — três no Brasil, uma na Argentina, uma na Colômbia, uma no México, uma na África do Sul, uma na China e três na Austrália — a Marcopolo reafirma o compromisso com a valorização das pessoas, a construção de um ambiente saudável e a promoção de uma cultura inclusiva e inovadora, pilares que sustentam seu crescimento global.