Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Busscar)
Os principais mercados sul-americanos de veículos comerciais apresentaram alta nas vendas no primeiro semestre de 2025. A Argentina liderou o crescimento no período, com um aumento de 64,4% e 11.308 unidades comercializadas, voltando a ocupar a posição de segundo maior mercado da região e registrando o melhor desempenho semestral em uma década.
O Peru e a Colômbia, que vinham se posicionando entre os principais mercados do continente depois do Brasil, apresentaram crescimento idêntico, de 28,3%. No total, foram vendidas 11.290 unidades no Peru e 9.837 na Colômbia entre janeiro e junho deste ano.
Outros países também registraram alta nas vendas. No Uruguai, o crescimento foi de 20,4%, com 1.627 unidades comercializadas. Já no Equador, foram 8.580 unidades vendidas, representando aumento de 17,2% no semestre.
Na contramão da tendência regional, o Brasil — maior mercado de veículos comerciais da América do Sul — registrou queda de 3,5% nas vendas, com 54.754 unidades vendidas no primeiro semestre de 2025. No mesmo período do ano passado, haviam sido comercializadas 56.767 unidades.
Apesar da retração nas vendas internas, a produção brasileira de caminhões aumentou 3,1% no semestre, alcançando 66.371 unidades produzidas, frente às 64.391 do primeiro semestre de 2024. O desempenho foi impulsionado principalmente pelas exportações, que cresceram 91,0% no período. Foram 13.444 veículos enviados ao exterior nos primeiros seis meses de 2025, contra 7.040 no mesmo intervalo do ano anterior.
De acordo com executivos do setor automotivo no Brasil, a queda nas vendas está relacionada ao cenário econômico interno. As principais causas apontadas são as elevadas taxas de juros, a redução nas linhas de crédito e a falta de confiança do mercado, especialmente diante da indefinição sobre a reforma tributária, considerada essencial para a recuperação do setor.