Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar / Revista Technibus)
Entrará em vigor nesta semana o novo Plano Operacional do Serviço Público de Transporte de Passageiros por Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (SPPO), que trará uma significativa redução na oferta de viagens e na quilometragem rodada nas linhas regulares da capital fluminense.
De acordo com os dados do próprio plano, as viagens diárias cairão de 25.952 para 20.730, o que representa uma redução de 20,1%. Já a quilometragem percorrida pelos coletivos será reduzida de 1.112.033 km para 906.860 km, uma queda de 18,52%.
As mudanças foram determinadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) por meio da Resolução nº 3862, de 11 de julho de 2025, e fazem parte da repactuação do Acordo Judicial da Ação Civil Pública nº 0045547-94.2019.8.19.0001. No entanto, a população — principal interessada no serviço — não foi consultada previamente, contrariando os artigos 14 e 15 da Lei Federal de Mobilidade Urbana, que garantem aos cidadãos o direito de participar do planejamento e da fiscalização do sistema de transporte público.
A aplicação do novo plano pela Prefeitura do Rio já mostra cortes expressivos em linhas de diferentes regiões. A linha 867 (Barra de Guaratiba x Campo Grande), por exemplo, caiu de 131 para 93,5 viagens por dia útil. A 918 (Bangu x Bonsucesso) passou de 102 para 92,5. Já a tradicional 309 (Terminal Alvorada x Central) foi reduzida de 172 para 125 viagens.
Confira outros exemplos de redução de viagens por linha, em dias úteis:
- Linha 867 – Barra de Guaratiba x Campo Grande: de 131 para 93,5 viagens (-28,6%)
- Linha 918 – Bangu x Bonsucesso: de 102 para 92,5 viagens (-9,3%)
- Linha 624 – Mariopolis x Praça da Bandeira: de 120 para 85 viagens (-29,1%)
- Linha 613 – Vargem Grande x Del Castilho: de 103 para 90 viagens (-12,6%)
- Linha 908 – Terminal Deodoro x Bonsucesso: de 179 para 149,5 viagens (-16,5%)
- Linha 371 – Praça Seca x Praça Tiradentes: de 284 para 217 viagens (-23,6%)
- Linha 309 – Terminal Alvorada x Central: de 172 para 125 viagens (-27,3%)
- Linha 883 – Terminal Mato Alto x Terminal Deodoro: de 120 para 94 viagens (-21,7%)
Apesar do impacto direto na rotina dos usuários, o Conselho Municipal de Transportes — instância criada justamente para acompanhar alterações no sistema — não foi consultado previamente. A nova versão do plano será apenas comunicada na próxima reunião. Para especialistas e ativistas da mobilidade, esse tipo de decisão sem diálogo público aprofunda a sensação de invisibilidade da população no planejamento de políticas públicas.