Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de concluir mais uma etapa importante no avanço da eletromobilidade no transporte coletivo. O e-Volksbus 22L, primeiro chassi 100% elétrico da montadora, finalizou seu ciclo de testes em Curitiba (PR), uma das capitais referência em mobilidade urbana e modelo internacional de transporte público. O veículo foi submetido a uma intensa rotina de operação real em parceria com a URBS e empresas operadoras locais, com rodagem mínima de 10 horas por dia.
O objetivo da avaliação foi colocar o ônibus à prova em diferentes condições de uso, garantindo que o novo chassi atenda plenamente aos requisitos de autonomia da bateria, desempenho em aclives e declives, capacidade de frenagem e durabilidade. “Homologá-lo numa cidade que coloca o ônibus como prioridade para a circulação de sua população enriquece o resultado dos trabalhos que precedem seu lançamento comercial. Estamos confiantes de que o e-Volksbus vai superar as expectativas dos nossos clientes e que vamos contribuir para transformar cada vez mais o transporte urbano”, destacou Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Os testes vão além da performance mecânica e incluem inspeções no acabamento e na carroceria, além da integração do sistema elétrico ao conjunto do veículo. O trabalho é complementado pelas atividades conduzidas no centro mundial de eletromobilidade da VWCO em Resende (RJ), onde mais de 50 novos testes específicos para veículos elétricos são realizados. Entre eles estão medição de isolação, compatibilidade eletromagnética, testes de submersão e simulação de circulação em áreas alagadas — cenários comuns no contexto urbano brasileiro.
O e-Volksbus é desenvolvido com base nas exigências do mercado latino-americano, e os testes seguem rigorosos critérios de segurança internacionais. A premissa é clara: garantir que os veículos elétricos entreguem a mesma robustez e confiabilidade dos modelos a diesel, mas com tecnologia limpa e emissão zero de poluentes.
A Volkswagen prepara-se agora para o lançamento comercial do modelo, com expectativa de atender prefeituras e operadores interessados na transição para uma frota mais sustentável e alinhada às metas ambientais globais.