Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Trampolim da Vitória)
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou uma nova edição do Radar CNT do Transporte, trazendo uma análise detalhada sobre as emissões de dióxido de carbono (CO₂) no transporte rodoviário de passageiros. O estudo reforça o papel estratégico do transporte coletivo na redução de emissões e na promoção de uma mobilidade mais sustentável no Brasil.
Entre os principais dados do levantamento, destaca-se o contraste entre o crescimento da frota de veículos leves e a queda na demanda por ônibus: a população brasileira cresceu 4,9% na última década, enquanto a frota de carros aumentou 41,9%, resultando numa queda de 44,1% nas viagens de ônibus*= no mesmo período.
Apesar do porte maior, os ônibus emitem até dez vezes menos CO₂ por tonelada-quilômetro útil (TKU) em trechos rodoviários de longa distância e seis vezes menos no meio urbano do que veículos individuais. Isso ocorre devido à capacidade dos ônibus de transportar mais passageiros, com menor emissão proporcional por pessoa por quilômetro rodado.
Além do impacto positivo na redução dos gases de efeito estufa, o uso do transporte coletivo também contribui para a segurança viária, uma vez que apresenta menores índices de acidentes em comparação com automóveis e motocicletas.
Para reverter o cenário de queda na utilização dos ônibus e estimular uma mobilidade mais limpa e inclusiva, a CNT propõe:
= Ampliação de incentivos financeiros para qualificar e expandir o transporte coletivo;
= Maior integração entre modais (ônibus, metrôs, trens);
= Políticas públicas que priorizem o transporte coletivo nas cidades;
= Revisão do IPVA para veículos antigos e mais poluentes.
A íntegra da publicação pode ser acessada pelo link:
📄 Radar CNT do Transporte – edição sobre emissões de CO₂