Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Trampolim da Vitória)
O transporte coletivo brasileiro vive um novo ciclo de modernização com o avanço do eixo de Renovação de Frota do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desde sua implementação, em 2023, a iniciativa já destinou R$ 13 bilhões a projetos que visam à melhoria da mobilidade urbana em 152 municípios de 23 estados, priorizando veículos mais limpos, seguros e eficientes.
Com apoio direto do Ministério das Cidades, o programa contempla tanto o setor público quanto o privado e foca na aquisição de ônibus elétricos e modelos movidos a diesel com motor Euro 6 — tecnologia que reduz drasticamente a emissão de gases poluentes. Ao todo, 8.211 novos ônibus foram contratados desde o início da iniciativa.
“A renovação da frota, com foco em ônibus elétricos e tecnologias de baixa emissão, é uma estratégia central para reduzir tempos de deslocamento, melhorar a qualidade de vida nas cidades e enfrentar os desafios climáticos”, destacou o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, em entrevista ao portal “Brasil 247”. Para ele, o programa busca construir uma mobilidade “mais limpa, moderna e eficiente”, com impactos positivos diretos na rotina da população.
Somente em 2024, o setor público recebeu R$ 10,6 bilhões para a compra de 2.296 ônibus elétricos, 3.015 modelos Euro 6 e 39 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Já no setor privado, os investimentos chegaram a R$ 2,4 bilhões, viabilizando a substituição de veículos antigos por 2.839 ônibus Euro 6 e 61 elétricos.
Embora ainda movido a diesel, o padrão Euro 6 representa uma mudança significativa no controle de emissões, retendo ou transformando até 85% dos poluentes antes da liberação no meio ambiente. A adoção dessa tecnologia tem crescido como alternativa viável na transição para um transporte coletivo mais sustentável.
O Ministério das Cidades também anunciou que uma nova etapa de seleção de propostas será lançada em 2025, com previsão de liberação de mais R$ 4,4 bilhões. A nova seleção seguirá critérios técnicos definidos em portaria, priorizando projetos sustentáveis, acessíveis e com impacto positivo comprovado para os usuários do transporte público.
Além de modernizar os serviços de mobilidade urbana, a política de renovação da frota também fortalece a cadeia produtiva nacional, estimula a geração de empregos e posiciona o setor como peça-chave na estratégia de enfrentamento à crise climática e promoção do desenvolvimento urbano no país.