Hamburgo acelera transição para transporte público 100% elétrico até 2030

Hamburgo acelera transição para transporte público 100% elétrico até 2030

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (ImpactoRV Comunicação / Revista Technibus)

Comprometida em alcançar a neutralidade de carbono até 2045, a cidade de Hamburgo, na Alemanha, avança em sua estratégia de mobilidade sustentável com destaque para a eletrificação total da frota de ônibus. A meta é ambiciosa: tornar todo o sistema de transporte coletivo livre de emissões até o início da próxima década, sob liderança das operadoras municipais Hochbahn e vhh.mobility.

Desde 2020, as empresas passaram a adquirir apenas ônibus com emissão zero. Atualmente, 660 dos cerca de 1.900 ônibus em circulação já são elétricos, transportando aproximadamente 300 milhões de passageiros por ano. A cidade prioriza a adoção de veículos com bateria, considerados mais viáveis para operação em larga escala. Para isso, já foram instalados mais de 750 pontos de carregamento nos depósitos.

A próxima etapa dessa transformação será a inauguração, em 2026, do primeiro terminal de ônibus projetado exclusivamente para veículos elétricos, localizado no bairro de Meiendorf. O projeto integra uma visão mais ampla de transição da mobilidade urbana, que inclui o incentivo ao uso de bicicletas, a digitalização dos serviços e a substituição do transporte individual por modais compartilhados e sustentáveis.

Hamburgo é uma das cidades apresentadas como referência nos lighthouse projects da Mobility Transition Tour, experiência do UITP Global Summit 2025 que busca inspirar a implementação de modelos sustentáveis em outras regiões.

A mobilidade elétrica é apenas uma das frentes da transformação em curso. No escopo da estratégia de longo prazo, está a construção da linha de metrô automatizada U5, com 24 km, 22 estações e investimentos estimados em € 15 bilhões. Também estão em andamento a modernização dos sistemas CBTC das linhas U2 e U4 e a ampliação da malha cicloviária — com meta de que 25% dos deslocamentos em Hamburgo sejam feitos por bicicleta até 2030.

Outros eixos do plano de descarbonização incluem a reformulação da rede elétrica para atender à nova demanda por energia limpa, a ampliação da rede de aquecimento urbano com fontes renováveis e a implantação de hubs multimodais com estrutura para veículos elétricos, bicicletas e logística urbana sustentável. A cidade também aposta na expansão do transporte autônomo, com o objetivo de colocar até 10 mil veículos dessa categoria em circulação até 2030, segundo o “Model Mobility Region Hamburg”.

Com medidas integradas, Hamburgo avança como uma das capitais europeias mais comprometidas com a mobilidade limpa, mostrando como inovação, planejamento e investimento em infraestrutura são peças-chave para um transporte público mais eficiente e sustentável.

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