Marcopolo destaca papel estratégico dos fornecedores na eletrificação e aponta avanços do Attivi Integral

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)

A Marcopolo aposta no avanço da eletromobilidade como oportunidade para o fortalecimento da indústria nacional de autopeças e fornecedores. A empresa atua no desenvolvimento de ônibus elétricos por meio de parcerias com fabricantes de chassis como Volvo, Mercedes-Benz e BYD, além do desenvolvimento do Attivi Integral, modelo 100% elétrico com chassi e carroceria próprios.

Renato Florence, gerente de engenharia de planejamento e desenvolvimento da Marcopolo, afirmou, em entrevista à Revista Technibus, que a capacitação dos fornecedores é essencial para garantir uma produção em escala e acelerar a transição elétrica nas frotas brasileiras. “A indústria precisa continuar investindo e desenvolvendo novas soluções para veículos elétricos no transporte coletivo de passageiros”, destacou.

Segundo Florence, um dos diferenciais da produção nacional é o uso elevado de componentes fabricados no Brasil, o que garante agilidade no fornecimento de peças, redução de custos e adequação ao cenário das vias urbanas locais.

Além da infraestrutura de recarga, Florence defende que os investimentos devem englobar insumos, equipamentos e serviços, com foco na eficiência energética, confiabilidade e durabilidade. Para isso, a Marcopolo tem implementado novas tecnologias na carroceria do Attivi Integral, como plásticos de engenharia, painéis em poliuretano expandido (PU) e chapas de alumínio em substituição à fibra de vidro, o que permite reduzir o peso e aumentar a produtividade.

O modelo também traz avanços como o uso de aços de alta resistência e suportes em materiais compósitos, que otimizam a estrutura e garantem durabilidade. No envidraçamento, foram adotados vidros curvos mais leves e resistentes, e há desenvolvimento de fornecedor nacional para retrovisores por câmera, com melhorias na visão noturna.

Entre as inovações destacadas no chassi estão os sistemas ABS e ESP, monitoramento remoto via telemetria do motor e das baterias, proteção contra colisões e supressão de incêndios. As baterias utilizam a tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato), considerada mais segura e com sistema de resfriamento a água, garantindo operação em temperaturas extremas.

Florence destaca ainda que os motores elétricos do Attivi Integral garantem maior aproveitamento energético, autonomia elevada e significativa redução de ruído. “O sistema elétrico é protegido, permitindo operação segura até mesmo em áreas alagadas”, completou.

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