Implantação do BRT em Maceió avança com apoio do banco dos BRICS

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira

A Prefeitura de Maceió recebeu representantes do New Development Bank (NDB), instituição financeira internacional criada pelos países do BRICS, que avalia a operação de crédito para viabilizar a implantação do sistema BRT na capital alagoana. O encontro, realizado na sede do Executivo municipal, contou com a presença do prefeito JHC e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, que apresentaram os detalhes técnicos e o andamento do projeto.

Durante a reunião, JHC destacou que o BRT representará uma mudança estrutural no debate sobre mobilidade urbana em Maceió, beneficiando não apenas a capital, mas também os municípios do entorno. “Estamos apostando no transporte coletivo, na mobilidade ativa e na integração entre modais. O BRT será a espinha dorsal que vai dar mais eficiência à nossa rede de transporte público”, afirmou.

Rodrigo Cunha, por sua vez, reforçou o impacto social da proposta. “Falamos em reduzir o tempo de deslocamento do trabalhador, em tornar o transporte coletivo mais atrativo, rápido e confortável. Esse é um projeto inovador que vai trazer mais qualidade de vida para os maceioenses”, declarou.

A visita do NDB faz parte da “Missão de Avaliação” da instituição, que se estende até o dia 21 de maio e precede a fase final de aprovação da operação de crédito, prevista para o segundo semestre de 2025. Segundo Yang Ji, líder do projeto pelo banco, o objetivo atual é obter todos os detalhes técnicos antes da formalização da contratação. “Essa missão nos permitirá confirmar o planejamento inicial e seguir com a operação conforme acordado”, explicou.

O BRT Maceió prevê 28 quilômetros de faixas exclusivas ao longo do principal eixo viário da cidade, composto pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. As faixas serão implantadas junto ao canteiro central, à esquerda das vias. O novo sistema deve beneficiar diretamente os mais de 600 mil usuários que dependem diariamente do transporte público na capital alagoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.