Volvo inicia a produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil

Volvo inicia a produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rodolfo Buhrer (Volvo do Brasil)

A Volvo iniciou oficialmente a produção dos seus primeiros ônibus articulados e biarticulados 100% elétricos no Brasil. O marco histórico foi celebrado nesta semana na fábrica da montadora em Curitiba (PR), onde foi produzido o primeiro chassi biarticulado elétrico da marca em todo o mundo. Batizado de BZRT, o novo modelo será fabricado exclusivamente na unidade brasileira, que agora está apta a exportar o veículo para sistemas BRT em outros países.

Com 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 passageiros, o Volvo BZRT é um veículo de alta capacidade e zero emissões. Seu desempenho é comparável ao de um metrô, mas com custos de implantação e operação significativamente menores. “O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040”, afirmou André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. O projeto integra o ciclo de investimentos da montadora no Brasil, que soma R\$ 1,5 bilhão entre 2023 e 2025.

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (equivalente a 540 cv), e pode contar com até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh. O tempo de recarga varia de 2 a 4 horas, conforme o tipo de estação. Os motores e baterias estão posicionados na parte inferior do chassi, garantindo melhor equilíbrio e espaço interno livre para os passageiros. “Utilizamos os mesmos sistemas robustos e confiáveis dos nossos biarticulados tradicionais, agora aliados à mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, destacou Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da marca na América Latina.

Em sintonia com a visão de “Zero Acidentes” da Volvo, o BZRT incorpora modernos recursos de segurança ativa. O modelo é equipado com câmeras, sensores frontais e laterais para monitorar pontos cegos, além de leitor de placas de trânsito e sistema de direção Volvo Dynamic Steering (VDS), que aumenta a estabilidade e reduz o esforço dos motoristas. Outra inovação é o sistema de “Zonas de Segurança”, que usa GPS para limitar automaticamente a velocidade do ônibus em áreas sensíveis, como escolas e hospitais. “Em algumas cidades, a introdução dessa tecnologia resultou em redução de até 50% nas colisões”, reforçou Selski.

A Volvo iniciou a produção de ônibus no Brasil em 1979 e foi pioneira em diversas inovações, como a introdução de ônibus híbridos em operação em Curitiba há mais de uma década. O lançamento do BZRT reafirma a vocação da marca para a inovação e consolida o país como centro estratégico no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o transporte coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.