Mercedes-Benz amplia presença do ônibus elétrico eO500U e inicia testes com modelo articulado

Mercedes-Benz amplia presença do ônibus elétrico eO500U e inicia testes com modelo articulado

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

Produzido no Brasil desde o fim de 2022, o chassi de ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U segue ganhando protagonismo no transporte coletivo de grandes cidades. Fabricado em série na Linha 4.0 da planta de São Bernardo do Campo (SP), o modelo já soma 436 unidades em operação, sendo 111 comercializadas diretamente pela marca e 325 em parceria com a Eletra. A cidade de São Paulo concentra a maior parte dessa frota.

Atualmente, o eO500U está em demonstração em operações regulares na cidade de Vitória (ES) e já circulou, em testes, por Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro, além de países como Chile e Argentina. O México será o próximo destino internacional para avaliações técnicas do modelo. Segundo a Mercedes-Benz, o eO500U obteve resultados positivos quanto ao consumo de energia e à capacidade de transporte de passageiros no Chile.

Articulado elétrico eO500UA chega em 2026
A montadora também prepara a chegada de um modelo articulado elétrico, o eO500UA, apresentado na LatBus 2024. Os protótipos, encarroçados pela Caio, passarão por um programa de testes em 2025, em vias urbanas e no Centro de Testes Veiculares da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), em parceria com a Bosch. A produção será nacional, com início das operações previsto para 2026, incluindo exportações para países da América Latina.

Descarbonização e compromisso com infraestrutura
Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a eletrificação da frota urbana demanda compromisso conjunto de governos e iniciativa privada. Ele destaca que, além da capacidade industrial instalada, a Mercedes-Benz atua para viabilizar o acesso ao financiamento por meio de seu parceiro financeiro, o Banco Mercedes-Benz — o primeiro a operar o BNDES Finame com recursos do Fundo Clima.

A instituição também foi pioneira na adesão ao Novo Refrota, linha do programa Pró-Transporte vinculada ao Novo PAC do Governo Federal, essencial para a renovação de frotas com veículos menos poluentes e mais modernos.

Sustentabilidade e redução de emissões
A substituição de ônibus a diesel por modelos elétricos é apontada como fundamental para a descarbonização do transporte público. Dados da Prefeitura de São Paulo indicam que um ônibus elétrico pode evitar a emissão de 106 toneladas de CO₂ por ano. A Mercedes-Benz também destaca que um ônibus com capacidade para 70 passageiros substitui até 50 automóveis nas vias urbanas, colaborando para a redução do trânsito.

Ao lado dos elétricos, a empresa segue apostando nos ônibus a diesel com tecnologia Euro 6 (BlueTec 6), que promovem redução significativa de poluentes, como óxidos de nitrogênio e material particulado. “Com nossa gama de elétricos e os eficientes modelos a diesel, reafirmamos o compromisso com a mobilidade sustentável e a rentabilidade dos operadores”, afirma Barbosa.

A Mercedes-Benz reforça, assim, seu papel estratégico na transição energética do transporte coletivo urbano no Brasil e na América Latina, aliando inovação, produção local, sustentabilidade e acesso ao crédito como pilares para um futuro mais limpo nas cidades.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.