C-MOVE Sul 2025 reunirá especialistas para debater infraestrutura de recarga e avanços da mobilidade elétrica no Sul do Brasil

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A infraestrutura de recarga de veículos elétricos será um dos grandes destaques do C-MOVE Sul 2025, marcado para os dias 8 e 9 de maio em Florianópolis (SC). O evento promete reunir nomes relevantes do setor automotivo, representantes da indústria, autoridades públicas e especialistas para discutir soluções que acelerem a eletromobilidade na Região Sul, segundo maior mercado de eletrificados do país, com mais de 65 mil veículos em circulação, sendo 23 mil apenas em Santa Catarina.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), o congresso conta com apoio da ABVE, PNME e Sindipeças, e se consolida como plataforma estratégica para o avanço da transição energética no transporte brasileiro. Entre os principais temas está a ampliação e modernização da rede de recarga, ponto considerado crucial para acompanhar o ritmo de crescimento da frota elétrica na região.

As discussões envolverão desde modelos de concessão pública até estações inteligentes alimentadas por energia solar, passando por desafios como a adequação da capacidade energética, a integração com corredores logísticos e o papel das operadoras de energia. Representantes dos governos estaduais do Sul também estarão presentes, evidenciando a articulação entre esfera pública e privada para acelerar a transformação do setor.

Além da infraestrutura, o C-MOVE Sul 2025 trará painéis sobre políticas públicas e incentivos, panorama da eletromobilidade no Brasil, marcos regulatórios, impactos ambientais e econômicos, reciclagem de baterias, inovação tecnológica e formação de profissionais para o setor, com destaque para a contribuição das universidades no desenvolvimento de mão de obra especializada.

O evento reafirma o protagonismo da Região Sul na pauta da mobilidade verde e a urgência de alinhar crescimento do mercado à expansão da infraestrutura necessária para sustentá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.