Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (TEVX Higer Bus)
O SENAI do Rio Grande do Norte, por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), integra um grupo de especialistas que avalia a viabilidade da eletrificação de frotas de transporte público em cinco estados brasileiros. O projeto busca entender não só o potencial ambiental da transição para ônibus elétricos, como também os desafios tecnológicos, energéticos e logísticos envolvidos.
As análises envolvem as capitais Teresina (PI), Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS), além das regiões metropolitanas da Bahia e do Espírito Santo. Em algumas dessas localidades, os veículos elétricos já circulam e o objetivo é expandir essa presença. Em outras, como em Teresina, será a primeira experiência com esse tipo de frota.
Designado como especialista em mobilidade elétrica para o estudo da capital piauiense, Davinson Rangel, do SENAI-RN, explica que a iniciativa pretende ir além da simples substituição do diesel pela eletricidade. “A mudança no transporte não é simplesmente tirar ônibus a diesel e colocar ônibus elétrico. É preciso todo um planejamento técnico, econômico e de infraestrutura”, afirma.
Análises em andamento
Com início em janeiro, o projeto já entregou seu primeiro relatório, reunindo um panorama socioeconômico das regiões, diagnósticos dos sistemas de transporte público, mapeamentos institucionais e estimativas de redução de emissões de CO₂ — fator-chave na mitigação das mudanças climáticas.
Também estão sendo estudadas questões como: Tipo ideal de estações de recarga e sua potência elétrica; Capacidade da rede para suportar a nova demanda; Logística operacional, como a necessidade (ou não) de recarga durante o expediente; Estimativas de custos e retorno sobre investimento.
Cooperação Brasil-Alemanha
O estudo faz parte do projeto “Acoplamento Setorial e Economia Verde no Brasil”, uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia, realizada em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha, via GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A implementação é feita por um consórcio formado pela Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) e pela consultoria NIRAS Germany GmbH.
Além do SENAI-RN, participam do projeto especialistas da Universidade Federal de Santa Maria, Unicamp e Insper, entre outras instituições. O Ministério das Cidades e governos locais também são parceiros estratégicos.
Para o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, essa é uma oportunidade de repensar e modernizar um setor historicamente problemático. “O transporte público é um dos maiores desafios que a gestão enfrenta”, afirmou durante a assinatura do memorando de entendimentos. “Estudar o modelo é essencial para garantir a eficiência”.