Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução (Redes sociais)
A acessibilidade no transporte alternativo intermunicipal da Grande Natal segue comprometida. Após as denúncias envolvendo veículos do transporte opcional da região metropolitana de Natal – expostas pelo PORTAL UNIBUS em matérias anteriores -, novos relatos mostram que problemas semelhantes são encontrados em diferentes micro-ônibus que operam na região.
Desta vez, o PORTAL UNIBUS recebeu denúncias da falta de acessibilidade em micro-ônibus que operam linhas que ligam Natal ao bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim. Os casos foram registrados em veículos das linhas L1 (Coophab / Nova Parnamirim / Rodoviária) e L2 (Coophab / Nova Parnamirim / Centro).

De acordo com as denúncias, os registros aconteceram nos veículos de matrículas 1.E2.1.1, que opera a linha L1, e o 1.32.34, que circula na linha L2. Os ônibus são do modelo Ibrava Apollo e Volare W9, respectivamente. Em comum nos veículos, a mesma denúncia enviada por leitores à reportagem: O bloqueio do elevador para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção pela instalação da catraca de acesso dos passageiros.


Curiosamente, no carro 1.E2.1.1, uma reforma interna readequou o espaço do cadeirante para a parte traseira do veículo, porém, com um espaço além do que determina a norma técnica que trata da acessibilidade, e deixando em falta itens complementares, como o pega-mão e o assento de apoio. Além disso, o cadeirante não conseguiria embarcar no carro pela plataforma elevatória adequada, e sim pela porta de desembarque, que não é larga o suficiente para que a cadeira de rodas entre.
As normas da ABNT vigentes – NBR 14022 e NBR 15570 – determinam que os veículos do transporte público devem ser projetados e adaptados para garantir acessibilidade plena a todos os usuários. No entanto, a configuração adotada nos veículos mostrados pela reportagem não respeita esses critérios, expondo passageiros com mobilidade reduzida a dificuldades e riscos constantes.
Reclamações se multiplicam
Usuários do transporte alternativo têm relatado que vários veículos circulam com o elevador de acesso a cadeirantes obstruído por catracas de embarque. Essa configuração impossibilita que passageiros com mobilidade reduzida utilizem o equipamento, contrariando as diretrizes de acessibilidade previstas na legislação e nas normas técnicas da ABNT.
Em reportagens anteriores, o PORTAL UNIBUS mostrou problemas semelhantes em, pelo menos, outros três veículos do transporte alternativo que ligam Parnamirim à Natal. Elevadores bloqueados pela catraca de acesso dos passageiros, ausência de balaústres ou a colocação inadequada desses dispositivos trazem riscos aos usuários que precisam utilizar esses micro-ônibus todos os dias.
Prática se consolida sem fiscalização efetiva
Em relação aos veículos 1.E2.20 e 1.E2.27, mostrados em reportagens anteriores, o PORTAL UNIBUS apurou que a equipe de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), órgão responsável pela gestão do transporte intermunicipal, notificou os proprietários dos veículos, que se comprometeram nos ajustes necessários – inclusive, de acordo com a apuração, foi contratada uma empresa de Pernambuco, por um dos permissionários, para que ocorram as correções.
Apesar das ações recentes de fiscalização, a frequência com que essas irregularidades estão sendo apontadas sugere que a operação dos micro-ônibus apresentem mais irregularidades. Apesar das denúncias e das convocações de permissionários pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) para ajustes pontuais, a continuidade dos problemas demonstra que a fiscalização ainda é insuficiente.