Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volare / Secco Comunicação)
A Volare, marca líder na venda de micro-ônibus no Brasil, apresentou um novo modelo movido a gás natural veicular (GNV) como parte de sua estratégia de descarbonização do transporte de passageiros. A tecnologia está disponível no Volare Fly 10 nas versões urbana, executiva e escolar, com possibilidade de expansão para outros veículos da marca.
O novo modelo se junta ao Attack 10 Híbrido – Etanol/Elétrico, lançado em 2024, ampliando o portfólio de opções sustentáveis da Volare. A empresa já iniciou a demonstração do veículo para operadores e órgãos gestores em diversas regiões do país.
Compromisso com a sustentabilidade
Segundo Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare, o lançamento reforça o compromisso da empresa com soluções de mobilidade sustentável e eficiência operacional. “As primeiras unidades do Volare Fly 10 GV já estão em operação em Guarulhos e Belo Horizonte, e o modelo está sendo oficialmente apresentado no Seminário promovido pelo Seclima, da Prefeitura de São Paulo”, destacou.
O desenvolvimento do projeto levou quatro anos e envolveu investimentos em novas tecnologias, incluindo parcerias estratégicas para a criação de uma plataforma e um powertrain adaptados para combustíveis alternativos. O motor do veículo foi projetado para operar com GNV e biometano em qualquer proporção, reduzindo em até 96% as emissões de material particulado e em 84% os gases do efeito estufa.





Autonomia e tecnologia embarcada
O Volare Fly 10 GV conta com três cilindros de combustível, com capacidade de armazenamento de 360 litros, proporcionando autonomia de até 450 quilômetros, dependendo da aplicação. O modelo também possui sistemas eletrônicos avançados, como controle de tração e estabilidade e bloqueio automático do veículo com a porta aberta, garantindo mais segurança e conforto para passageiros e operadores.
A iniciativa reforça o avanço do setor de transporte rumo a uma matriz energética mais limpa, alinhada às políticas de sustentabilidade e redução de emissões no Brasil.