DER intensificará fiscalização após denúncias de irregularidades em veículos do transporte público da Grande Natal

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Arquivo (Por Dentro do RN)

Após a grande repercussão de reportagens do PORTAL UNIBUS com reclamações de usuários sobre problemas com veículos do transporte opcional da Grande Natal, o DER – RN (Departamento de Estradas de Rodagem do RN) intensificará a fiscalização nos ônibus e micro-ônibus que operam linhas que ligam Natal a cidades da região metropolitana.

De acordo com a apuração da reportagem, foi iniciado um levantamento dos veículos que operam linhas regulares e do transporte alternativo para que haja a fiscalização por parte do órgão. Conforme nossa apuração, o levantamento foi iniciado, na semana passada, por veículos que operam linhas regulares que ligam Natal a Macaíba, São José de Mipibu e bairros de Parnamirim, como Coophab e a praia de Pirangi. As próximas localidades onde o levantamento será feito são os demais bairros de Parnamirim e de São Gonçalo do Amarante.

Ainda conforme a apuração do PORTAL UNIBUS, ainda nesta semana o levantamento para a intensificação da fiscalização será realizado nos veículos do transporte opcional nas linhas que ligam Natal a Macaíba, Parnamirim, São José de Mipibu e São Gonçalo do Amarante. Os veículos que ligam Natal à praia de Pirangi do Norte também serão fiscalizados.

Na ação de fiscalização que será realizada, o DER dará um prazo de 24 a 48 horas para que o veículo com irregularidades seja consertado.

Problemas recorrentes no transporte opcional
A fiscalização a ser realizada pelo DER será realizada após a grande repercussão de uma série de reportagens publicadas pelo PORTAL UNIBUS, onde foram relatados problemas recorrentes em veículos que operam linhas do transporte opcional da região metropolitana de Natal. A maioria dos casos mostrados são referentes a problemas com os critérios de acessibilidade dos micro-ônibus disponíveis.

As denúncias sobre acessibilidade nos transportes alternativos da Grande Natal não são recentes. O DER-RN já havia sido acionado em casos anteriores envolvendo veículos sem itens de segurança obrigatórios. Em uma situação semelhante, um ônibus da linha PN (Parnamirim / Natal – Via Ponta Negra) foi flagrado circulando sem equipamentos essenciais e só passou por ajustes após grande repercussão.

Cenário semelhante ocorreu em um veículo da linha B1 (Parnamirim / Natal – Via Alecrim), que também foi alvo de reclamação, após um usuário com dificuldades de locomoção relatar o impedimento do elevador de acesso de pessoas com necessidades especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.