Do PORTAL UNIBUS
Foto: Acervo (PORTAL UNIBUS)
O presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal, vereador Leo Souza (Republicanos), propôs mudanças no modelo de licitação do transporte público da capital potiguar. Entre as sugestões apresentadas, está a adoção do sistema de remuneração por quilômetro rodado, substituindo o atual modelo baseado no número de passageiros transportados.
“Se tivermos uma licitação como foi feito em outras cidades, como Aracaju e Belo Horizonte, com pagamento por quilômetro rodado, poderemos ter mais veículos circulando, menos ônibus lotados e, possivelmente, atrair mais passageiros”, afirmou em entrevista à Rádio 96 FM.
Ajustes no edital em análise
As discussões acontecem enquanto o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) analisa o edital da licitação do transporte público de Natal. Segundo Leo Souza, o documento foi elaborado com base em um estudo de 2023, período que registrou crises no setor, incluindo incêndios criminosos contra ônibus. O parlamentar explicou que a análise foi atualizada para 2024, sem a necessidade de um novo edital, apenas com ajustes no atual.
Entre as propostas defendidas pelo vereador, está a divisão da licitação em lotes, permitindo o equilíbrio entre linhas mais rentáveis e aquelas que atendem regiões menos movimentadas. Ele também destacou a necessidade de regulamentação imediata de ônibus com ar-condicionado, seguindo exemplos de cidades como João Pessoa e Fortaleza. “O passageiro não será obrigado a pagar mais caro, mas terá a opção de escolher um serviço mais confortável”, afirmou.
Investimentos em mobilidade ativa
Além do transporte coletivo, Leo Souza ressaltou a importância de ampliar investimentos em mobilidade ativa, incluindo ciclovias e a integração entre diferentes modais. Ele mencionou a criação de um Comitê de Mobilidade Ativa, que discutirá melhorias na iluminação, poda de árvores e segurança das ciclovias.
“As ciclovias hoje são isoladas, sem conexão entre si. Precisamos de políticas públicas eficientes para garantir uma mobilidade urbana mais integrada”, destacou.
Outra proposta mencionada foi a implantação do sistema Transbike ou BikeRack, que permite o transporte de bicicletas na parte frontal dos ônibus. O modelo já é utilizado em Florianópolis e outras cidades do exterior. “Isso não gera custo para a licitação e pode ser implementado imediatamente”, explicou o vereador.
Melhorias na infraestrutura e fiscalização
Para ampliar a fiscalização e atender demandas da população, Leo Souza anunciou a criação de um canal para denúncias sobre problemas no transporte público, como ônibus em más condições e falta de manutenção. “Recebemos relatos de veículos com goteiras e estrutura precária, o que é inadmissível”, afirmou.
Ele também sugeriu a modernização dos pontos de ônibus, com instalação de abrigos equipados com publicidade para viabilizar o financiamento.
As propostas têm como objetivo modernizar o sistema de transporte público de Natal, que não passa por uma nova licitação há 30 anos. “A mobilidade envolve todo o ecossistema: pedestres, ciclistas, motociclistas e usuários de ônibus. Precisamos pensar além do carro”, concluiu o vereador.