Usuários relatam mais alternativos com impedimento de acessibilidade na Grande Natal

Usuários relatam mais alternativos com impedimento de acessibilidade na Grande Natal

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução/Ônibus Brasil

A acessibilidade e a falta de itens obrigatórios nos veículos do transporte alternativo da Grande Natal continua sendo alvo de reclamações dos usuários. Após a publicação de uma matéria que expôs restrições no uso do elevador de um micro-ônibus que opera a linha B1 (Parnamirim / Natal – Via Alecrim), novas queixas chegaram à redação do PORTAL UNIBUS, apontando falhas semelhantes em outros veículos. O fato foi registrado em mais dois veículos da mesma linha B1, uma das principais da Grande Natal.

Além do veículo de matrícula 1.E2.27, exposto na matéria anterior, que têm o uso do elevador impedido pela roleta e que não conta com balaústres nos bancos, usuários relataram ao PORTAL UNIBUS que o mesmo impedimento do elevador pela roleta acontece em, pelo menos, mais dois micro ônibus. Apuramos que os veículos são os de matrículas 1.E2.15 e 1.E2.20.

No caso do carro 1.E2.15, trata-se de um veículo do modelo Neobus Thunder, que foi usado da empresa Transwolff Transportes e Turismo, operadora de linhas em São Paulo. Ele circula em Natal pelo menos desde 2023, e além de ter tido o elevador impedido pela roleta, também não consta com o equipamento para a acomodação do cadeirante na parte interna do veículo, o que deixou um grande espaço vazio no interior do ônibus, aumentando o risco de quedas durante os deslocamentos.

Já o 1.E2.20, um micro-ônibus do modelo Volare W9, chegou em terras potiguares 0 km, operando no mesmo sistema opcional, porém, atendendo a linha L1 – Nova Parnamirim/Rodoviária, sob matrícula 1.E2.1.1. Em 2022, ele foi remanejado para a linha B1. Até o início deste ano, sua acessibilidade não estava comprometida. Porém, uma reforma realizada em janeiro de 2025, fez com que o veículo tivesse a roleta adaptada para o mesmo local que impede o uso do elevador.

A configuração interna dos veículos citados é a mesma do carro 1.E2.27, com a roleta instalada logo na entrada ao lado de barras de ferro, impedindo o funcionamento do elevador. Aparentemente, se tornou comum que os veículos que têm o elevador na porta dianteira e circulam nas linhas que ligam Parnamirim a Natal, fiquem comprometidos, impedindo sua acessibilidade.

Legislação não é cumprida integralmente

A legislação brasileira determina que os veículos do transporte público, incluindo os do sistema alternativo, sejam equipados com mecanismos que garantam a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No entanto, modificações estruturais e a falta de manutenção impedem o uso adequado desses equipamentos.

No caso dos micro-ônibus alvos dos relatos recebidos pela reportagem, a instalação de roletas e validadores compromete diretamente o uso dos elevadores. Essa prática fere as normas vigentes e dificulta o embarque de passageiros que necessitam de suporte especial.

Para quem depende do transporte público, a falta de acessibilidade representa um desafio diário. Pessoas com deficiência, idosos e gestantes são os mais afetados, mas a precariedade dos veículos coloca em risco todos os passageiros.

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