Do PORTAL UNIBUS
Foto: João Gonçalves (Ônibus Brasil)
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu o reajuste das tarifas do transporte rodoviário interestadual semiurbano entre Goiás e o Distrito Federal. O aumento de 2,91%, previsto para entrar em vigor neste domingo (23/2), foi adiado por seis meses, conforme publicação no Diário Oficial da União na noite deste sábado (22/2).
A decisão atende a solicitações dos governos do Distrito Federal e de Goiás, que pediram a prorrogação do reajuste até a formalização de um consórcio de gestão integrada do transporte público na Região do Entorno. O ministro dos Transportes, Renan Filho, apoiou a solicitação e recomendou à ANTT que considerasse o adiamento.
Criação de consórcio e subsídio das tarifas
Os governadores do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás em exercício, Daniel Vilela (MDB), anunciaram um acordo para a criação do consórcio interfederativo, que permitirá uma gestão integrada do transporte na região. Segundo os governantes, cada ente federativo se comprometeu a repassar R$ 67 milhões anuais para subsidiar as tarifas, o que pode reduzir o valor médio da passagem para cerca de R$ 8.
Em nota, a ANTT destacou que a suspensão do reajuste tem o objetivo de “mitigar os impactos econômicos para a população da Região do Entorno e garantir a continuidade do serviço de transporte com tarifas inalteradas pelos próximos seis meses”.
Apoio à iniciativa
A ANTT reforçou que apoia a criação do consórcio interfederativo, destacando a importância da medida para ampliar a acessibilidade ao transporte público para os milhares de passageiros que utilizam essas linhas diariamente.
A suspensão do reajuste entra em vigor imediatamente e permanecerá válida enquanto os governos do DF e de Goiás avançam na formalização da nova estrutura de gestão do transporte na região.