Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (AENA / Aeroporto de Congonhas)
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tornou-se o primeiro do Brasil a contar com uma frota de ônibus elétricos para o transporte de passageiros. Operada pela concessionária Aena, a iniciativa foi implementada nesta quarta-feira (19) e faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a melhoria da experiência dos viajantes.
Com dez veículos adquiridos, a frota será utilizada no embarque e desembarque remoto, operando durante todo o período de funcionamento do terminal. Cada ônibus tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.
A adoção dos ônibus elétricos contribuirá para a redução das emissões de gases poluentes, já que os veículos não emitem dióxido de carbono (CO2) e operam de forma silenciosa. Segundo a Aena, a expectativa é que a frota deixe de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano, representando uma redução de 25% nas emissões de combustão móvel da concessionária no Brasil.
“A implementação dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas reforça nosso comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal. Além disso, essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e contribuindo para um futuro mais verde“, afirma Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena.
Os ônibus foram desenvolvidos em parceria com a empresa TEVX Higer, representante brasileira da fabricante chinesa Higer Bus. Antes da implementação definitiva, os veículos passaram por testes em novembro de 2023 para garantir eficiência e segurança.
Tecnologia e conforto para os passageiros
A nova frota conta com tecnologias voltadas ao conforto e à acessibilidade. Os veículos possuem piso baixo para facilitar o embarque, suspensão adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, ar-condicionado ecológico com saídas individuais, vidros com tratamento UV, tomadas USB em todos os assentos e um sistema de regeneração de energia que pode recuperar até 30% da carga da bateria durante o uso.
Com autonomia de cerca de 300 quilômetros por carga, os ônibus são recarregados completamente em até três horas. Para viabilizar a operação, foi instalada uma central de abastecimento no aeroporto, capaz de carregar simultaneamente seis veículos elétricos.
O projeto de mobilidade elétrica foi desenvolvido ao longo de dois anos em parceria entre a Aena e a TEVX Higer. O planejamento incluiu estudos sobre a logística dos passageiros e a infraestrutura necessária para a recarga dos veículos.
“Estamos muito felizes com essa parceria, que marca nossa entrada no segmento de aeroportos. Oferecemos uma solução inovadora e sustentável, com suporte completo para a infraestrutura de mobilidade elétrica. Temos certeza de que esse modelo, já testado e aprovado em outros projetos no país, será um sucesso no Aeroporto de Congonhas“, destaca Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.
Com essa iniciativa, Congonhas se torna referência em inovação e sustentabilidade no setor aeroportuário, sendo o primeiro aeroporto do Brasil a adotar ônibus elétricos para o transporte interno de passageiros.